Última sessão
Homenagens a pessoas, entidades e empresas que contribuem para com o fortalecimento e o crescimento do Estado do Acre marcaram a última sessão do ano da Assembleia Legislativa do Acre. Ao todo foram homenageadas 82 pessoas com o Título de Cidadão Acreano e 63 com Moções de Aplauso.
G-7
Uma das pessoas contempladas com uma Moção de Aplauso foi o delegado de Polícia Federal, Maurício Moscardi, que atuou durante a Operação G-7. A moção foi sugerida pelo deputado Major Rocha (PSDB) e aprovada por unanimidade na Aleac.
Estranho
É de causar estranheza os parlamentares terem votado a favor desta honraria a Moscadi, haja vista que é do conhecimento de todos que o governador repudiou de forma veemente a ação da Polícia Federal assim como todas as prisões efetuadas.
Votaram sem saber
Só existem duas alternativas para este caso: os deputados não se importaram com a repercussão negativa que isso poderia causar ao Executivo, ou simplesmente votaram a favor do requerimento sem apreciá-lo. A segunda opção é a mais provável.
Enquadrados
Os deputados Eber Machado e Edvaldo Souza, ambos do PSDC, foram enquadrados pelo partido para não votarem os projetos do executivo sem a devida apreciação da executiva nacional.
Nada de SIM
Quanto à atuação como parlamentares estaduais, ambos possuem liberdade, porém, quando o assunto é relacionado aos projetos do governador Tião Viana a ordem é clara: nada de votar a favor sem autorização do partido.
Oposição feliz
De certa forma, quem ganha com essa decisão é, sem sombra de dúvida, a oposição que acredita que isto poderá prejudicar as votações da base de governo, já que todas os projetos chegam poucas horas antes da votação, no Poder Legislativo.
Sem constrangimento
Sem nenhum constrangimento, o prefeito de Capixaba, Otávio Varêda (PC do B), aproveitou a presença de centenas de pessoas na solenidade de entrega de máquinas e equipamentos do governo do Acre, no Parque de Exposições, para fazer campanha eleitoral para o governador Sebastião Viana.
Proibido
Varêda só esqueceu de um pequeno detalhe, a Lei Eleitoral 9.504 proíbe o pedido de votos em atos públicos patrocinados por governos.
Novo prefeito de Cruzeiro do Sul
Romário Tavares (PSDB) será empossado prefeito de Cruzeiro do Sul nesta quarta-feira (18).
Dor de cabeça
A educação, sem sombra de dúvida, será um dos calcanhares de Aquiles do governo Tião Viana em 2014, caso essa questão do PCCR não se resolva.
Protesto
Os professores não titubearam e marcaram presença na Assembleia Legislativa do Acre, na tarde desta terça-feira, para protestar contra o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) enviado pelo governo do Acre, para votação no Poder Legislativo.
Golpe?
Segundo os servidores da educação, o governo estaria aplicando um tipo de golpe na categoria.
Mudança
No projeto encaminhado pelo governo do Acre à Aleac, nenhum dos pontos discutidos e aprovados pelos professores teria sido incorporado ao projeto, gerando a revolta da categoria que pede a retirada da matéria do executivo da pauta de votações da Aleac.
Intenso
2014 promete ser extremamente intenso para o governador. Tião Viana tem um problemão pela frente a ser resolvido.