Faltou Política
Tá vendo, leitor?! Viu como nem é só no Acre onde a execução de ações do Governo Federal não tem autoria? No Amazonas e em Rondônia, todos os deputados federais votaram pelo impedimento da presidente Dilma Rousseff.
Faltou Política II
Só para lembrar dois exemplos banais: obras bilionárias de hidrelétricas em um e prorrogação por mais 50 anos da Zona Franca de Manaus em outro. Pode-se argumentar: “Ah! Mas, ela não tinha alternativa. Quem estivesse como presidente teria que fazer essas duas coisas”. Tudo bem. Argumento aceito. Mas, é justamente aí onde entra a Política e a articulação política: alguém que saiba valorizar algo que institucionalmente é inevitável.
Sabedor
O Acre sabe bem o que é isso: quando Lula/Dilma perde eleição no Acre e José Serra tem a maior votação proporcional do país, o constrangimento do Palácio Rio Branco é acompanhado da falta de digital de quem mandou o dinheiro.
Em todo o país
Agora, imagine, leitor, essa falha espalhada por todo o país. Imagine ainda uma liderança do partido da presidência nas mãos de Sibá Machado; imagine a falta de pontes entre a Câmara e o Planalto; entre o Senado e o Planalto; entre o Judiciário e o Planalto; adicione a simpatia de uma presidente só comparada a uma aula de trigonometria… pronto, lascou-se tudo. Resumindo: tá faltando política no PT faz tempo, ó.
Tempero
Junte-se ainda como tempero uma crise econômica (como consequência de decisões populistas e eleitoreiras) e uma investigação do porte de uma Lava Jato… e o cenário se completa.
Relativizando
É preciso relativizar com algum cuidado a frase “saber construir relações com o Congresso”… para isso descambar para o Mensalão é um pulo!
Betto
Quando Frei Betto afirma que o PT só se lembrou dos movimentos sociais quando buscou socorro para se manter no poder já faz parte de uma outra frente de falhas do PT. Essa é mais orgânica, complexa, dramática e remonta ao pragmatismo da gestão de Lula.
BR
Cinco deputados estaduais fizeram vistoria na BR-364 avaliando as obras do Dnit e vendo os possíveis gargalos caso resolva chover entre Sena Madureira e Feijó. Entre os nobres, havia gente da situação. Gente da própria Aleac garante que os defensores do Governo se arrependeram da graça. A BR é um problema constrangedor ao Palácio Rio Branco.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com