Governo Federal?
Não foi à toa que o governador Tião Viana convocou entrevista coletiva às 10h30min da noite. O recado foi claro. Para o Governo do Acre, há um culpado pela situação “sem controle”: o governo Temer. O que é, de fato, uma injustiça. Temer apenas não deu prioridade à questão do Fundo Penitenciário, assim como Dilma também não o fez.
Saudades
Quem lida com a gestão da Segurança Pública é unânime em assumir (ao menos nos bastidores e com gravadores desligados) que o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci, executado na gestão Lula, era mais eficaz. Havia, por assim dizer, um “tratamento preventivo” sobre várias faces da violência. O Enafron, o olhar de Dilma sobre a Segurança, priorizou o perfil militarizado. Como é possível perceber, não teve o efeito desejado.
Razão
Retirada essa falta de justeza a respeito da autoria do problema, a fala do governador Tião Viana está correta. Aliás, o Governo Federal nunca compreendeu o que se passa na Amazônia. Não é de hoje.
Razão II
Quer ver, leitor?! O Exército, por exemplo. É uma instituição que dispensa detalhes a respeito da importância aqui para a região. Agora, raciocinemos: onde estão os melhores quarteis, as melhores estruturas, os quadros mais qualificados do Exército? Deveriam estar aqui no Acre, no Amazonas, em Roraima. É ou não é? O Exército é importante demais para não estar aqui na Amazônia com o tamanho e com a força que a região exige.
Sugestão, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com