Durante cerimônia na Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), em Rio Branco, na manhã desta sexta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso marcado por críticas à gestão passada e pela defesa de seu histórico de investimentos no Acre e em outros estados.
Lula, que cumpre agenda oficial no estado antes de seguir para Rondônia, afirmou que nenhum outro presidente destinou tantos recursos ao Acre quanto ele.
“Em qualquer estado do Brasil que eu chegar, governado por qualquer governador de qualquer partido, eu posso dizer para os empresários, para os trabalhadores, para os jornalistas pesquisarem. Pode pesquisar para saber se algum presidente da República investiu mais dinheiro naquele estado do que eu. Eu duvido que, se juntar os últimos dez presidentes da República, eles tenham feito aqui no Acre 10% das coisas que eu fiz. E vou continuar fazendo, governador, porque quando eu venho a um estado, eu não olho o partido do governador, eu não olho se o deputado vota em mim ou não. Eu venho de acordo com a qualidade da obra e a necessidade do povo deste estado”, afirmou.

Ao falar sobre o papel de um governante, Lula destacou que exercer o cargo exige ação e compromisso, e não apenas opiniões.
“Quando você exerce o cargo, você não pensa, você não age, você não acredita. Você faz ou não faz. O mandato tem prazo de validade, você não tem muito tempo. Eu duvido, eu duvido que no estado do Acre, alguém possa me dizer uma obra que o governo Bolsonaro fez nesse estado, a não ser pregar o ódio entre as pessoas. Pessoas assim não se preocupam em governar o país para o povo brasileiro.”

Lula também lembrou que, ao assumir o mandato em janeiro de 2023, reuniu todos os governadores para discutir as obras prioritárias de cada estado.
“Eu disse: quero que vocês apresentem de três a cinco obras mais importantes do estado de vocês, porque é vocês que sabem. Onde vai o Instituto Federal é o prefeito que sabe, porque é na cidade que o cara estuda, mora, trabalha, pega ônibus, vai ao médico. É lá que acontece a vida. O presidente da República tem que ter a humildade de entender que não existe um país rico com cidade pobre, nem cidade rica com país pobre. É preciso que os dois cresçam, e é por isso que eu governo junto com prefeitos e governadores, independentemente de partido, profissão ou time que torça.”
A agenda de Lula no Acre incluiu, ainda, visita à Casa de Acolhida Souza Araújo e anúncios de mais de R$ 1 bilhão em investimentos, com destaque para R$ 870,9 milhões destinados à manutenção e recuperação da BR-364, rodovia estratégica para o escoamento da produção acreana.
Com informações dos repórteres Diogo José e Natália Lindoso para o site Agazeta.net



