Por Inayme Lobo para o Agazeta.net
O nível do Rio Acre aumentou para 3,5m nesta segunda-feira (27), segundo boletim da Defesa Civil de Rio Branco. Esta marca foi registrada pela última vez em junho, há cerca de cinco meses atrás. Embora tenha aumentado, o nível ainda continua preocupante, tendo em vista que em novembro de 2023, o valor era de 5,9m, ou seja, houve um decréscimo de 2,85m.
Segundo o coordenador municipal de Defesa Civil de Rio Branco, Cláudio Falcão Ten-Cel BM, o Rio Acre ultrapassou a marca dos 3m. Esta marca foi registrada pela última vez, em 23 de junho deste ano, além disso, a expectativa é que o Rio Acre mantenha o nível de 3m
“A última vez que ele esteve com essa marca foi em junho no dia 23, são mais de cinco meses que estava abaixo de 3 metros”, diz coordenador da defesa civil.
Embora o nível do rio tenha aumentado nesta manhã, o cenário atual é de seca, isso porque os outros afluentes que deságuam no Acre continuam em decréscimo e posteriormente isso pode voltar a acontecer na capital.
“Essa seca de 2023 é histórica, a pior já passada pelo município de Rio Branco, não descartamos a possibilidade de ele voltar aos 2 metros, pois somente em Rio Branco está em elevação, os outros municípios estão em decréscimo”, diz o Coordenador.
A situação atual é resultado da falta de chuva que vem ocorrendo na região. Em novembro, apenas três dias o rio se manteve acima de dois metros. Hoje está acima dos três.
Estagiária supervisionada por Gisele Almeida