O nível do Rio Acre em Rio Branco continua a baixar de forma rápida. Nesta sexta-feira, às 12h, o manancial apresentou a marca de 16.95 metros, ou seja, teve uma de diminuição de 55 centímetros em menos de 24 horas. Essa notícia é muito importante para o município, tendo em vista que a pouco menos de uma semana atrás, o rio apresentava a marca histórica de 17,89m.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil (Comdec), o Tenente Coronel Cláudio Falcão, as famílias abrigadas pela Prefeitura não devem voltar para as residências neste momento, pois ainda existe uma grande previsão de chuva para este mês de março. Além disso, as casas precisam ser avaliadas para verificar a segurança
“Mas as 1.100 famílias que estão nos abrigos devem permanecer nos abrigos nos próximos dias até nós termos mais segurança. Lembrando que, antes do retorno, temos uma série de atividades de segurança para fazer, como vistoria em cada casa, verificar como está a condição do bairro, se já houve o restabelecimento, limpeza de rua, melhoria de acesso, tudo isso é por isso que as famílias devem permanecer ainda por um bom tempo nos abrigos da prefeitura”, diz o coronel.
Atualmente cerca de 1.080 famílias estão desabrigadas, o que totaliza 4.174 pessoas. Desse total, o Parque de Exposições comporta a maioria dos atingidos e é o maior abrigo criado pela Prefeitura de Rio Branco. Ele comporta 896 famílias e 3.584 pessoas. Além disso, cerca de 48 bairros foram banhados pelo Rio Acre.