O Rio Acre, que estava em baixa desde a última sexta-feira (15), apresentou um considerável aumento no nível e atualmente está em 10,33 metros, acima dos 10,30 metros registrados na medição das 6h. A expectativa é que o manancial continue a subir nas próximas horas, pois nesta segunda-feira (17), Rio Branco amanheceu sob forte chuva e registra mais de 24,80 mm de precipitação.
De acordo com o boletim da Defesa Civil, o Rio Acre atingiu o pico na sexta-feira (14), às 18h, com 11,34 metros. No sábado, 15 de fevereiro, o nível estava em 11,12 metros, e no domingo, 16 de fevereiro, às 05h18, o rio marcava 10,57 metros, sem registro de chuva nas 24 horas anteriores. A redução do nível do rio nas últimas 24 horas antes desta segunda-feira foi de 27 centímetros.
Cláudio Falcão, coordenador municipal da Defesa Civil, alerta para a possibilidade de aumento no nível do rio devido às chuvas intensas que atingiram a região na madrugada desta segunda-feira.
“A chuva desta segunda-feira deve elevar o nível do Rio nas próximas horas, mas a expectativa é que esse aumento continue ao longo da semana, pois pode chover até 100 mm”, diz o coronel Falcão.
Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a semana começa com a persistência de instabilidades atmosféricas em todo o estado do Acre, devido à alta disponibilidade de calor na região amazônica. Na porção leste do estado, o céu permanece nublado, com pancadas de chuva e trovoadas a qualquer hora do dia. Já no oeste, o tempo oscila entre parcialmente nublado e nublado, com chuvas e trovoadas isoladas no final da tarde.
As temperaturas devem variar entre mínimas de 22°C e máximas de 28°C em cidades como Assis Brasil, Mâncio Lima e Feijó. Em Rio Branco, a previsão é de mínima de 23°C e máxima de 27°C.
Estagiário supervisionado por Gisele Almeida