A chuva de granizo foi registrada na Vila Caquetá, no Ramal do Progresso em Senador Guiomard
Os municípios acreanos enfrentaram neste domingo,28, fortes rajadas de ventos, temporal e até chuva de granizo – registrado na Vila Caquetá, no Ramal do Progresso, zona rural de Senador Guiomard.
Um vídeo enviado por moradores da região mostra um forte temporal com granizo, e com isso é possível ver diversas pedras de gelo espalhadas pela casa. Apesar disso, não foi registrado nenhum dano material na residência.
Em Rio Branco, a situação se agravou ainda mais, pois a Defesa Civil Municipal registrou mais de 30 ocorrências em detrimento da forte vetania, nos bairros Baixada da Sobral; Tucumã; Rui Lino; Vila Ivonete; Estação Experimental, Calafate, João Eduardo, Jardim Primavera, Floresta Sul e Bairro da Paz.
Uma das ocorrências também foi feita no bairro Isaura Parente, na rua Jáguari, n°329, próximo ao colégio Maria Chalub Leite. A solicitante informou que uma árvore havia caído em cima da casa de sua mãe. Veja o vídeo:
A Defesa Civil de Rio Branco também informou casos de residências que corriam risco de desmoronar, árvores que derrubarram postes e estalos em algumas casas, devido a forte ventania de 40km/h.
Em nota pública, o Corpo de Bombeiros Militar do Acre informou que as ações de contenção de danos na capital foram realizadas. Confira a nota íntegra:
O Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), em virtude do temporal com chuva e fortes ventanias em Rio Branco, na tarde deste domingo, 28, iniciou as ações de contenção de danos na capital.
De acordo com o comando-geral do CBMAC, as três guarnições de salvamento estão atendendo os cortes de árvores que caíram na cidade durante o fenômeno climático.
Além disso, a Defesa Civil do Município já foi notificada pelos bombeiros acerca do destelhamentos de casas.
Até o momento foram registradas 26 ocorrências referentes ao temporal, e no momento uma equipe trabalha na desobstrução da estrada de Porto Acre, que devido à queda de árvores ficou interditada.
Entre os bairros afetados com destelhamento, desmoronamento, desabamento, ou a queda de árvores estão: Baixada da Sobral; Tucumã, Rui Lino até a Vila Ivonete; Estação Experimental, Calafate, João Eduardo, Jardim Primavera, Floresta Sul e Bairro da Paz.
Coronel Charles Santos
Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre