Pelo menos 20 pessoas vindas da Índia nessas vans
No início desta semana, o Grupo Especial de Fronteiras (Gefron), com apoio da Polícia Militar do Acre, realizou uma operação e prendeu “coiotes” em Epitaciolândia com o intuito de obter informações sobre um possível tráfico de pessoas.
A polícia fez um acampamento e conseguiu identificar pelo menos duas vans que estavam transportando pessoas do Acre para Bolívia. Segundo a polícia, elas tinham o objetivo de chegar até os Estados Unidos. Além disso, foram identificadas pelo menos 20 pessoas vindas da Índia nessas vans.
Alguns deles foram encaminhados inclusive para a Delegacia da Polícia Federal para prestaram informações. Os imigrantes relataram que pagaram em dólares esses “coiotes” para que pudessem fazer essa viagem.
Coiotes:
Para fugir dos controles migratórios, alguns viajantes recorrem aos contrabandistas de migrantes, chamados “coiotes”, que se oferecem para guiá-los em troca de muito dinheiro. Essas viagens são feitas de forma clandestina, por estradas secundárias, passando por rios e desertos, até mesmo a pé.
Esses caminhos clandestinos também são usados pelo crime organizado. A pessoa pode se tornar vítima do tráfico de pessoas e ser aliciado, roubado ou sequestrado por traficantes de drogas e de armas. Até de estrangeiros para dentro do pais.