Com o objetivo estimular a capacidade intelectual dos alunos, foi publicado no Diário oficial do Estado (DOE) nesta sexta-feira (16), a lei que implementa a atividade complementar de incentivo à prática de xadrez, nos currículos escolares do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino do Acre.
As aulas serão teóricas e práticas, serão executadas respeitando a carga horária da disciplina acadêmica de cada escola. O programa será executado em conjunto com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e a Federação Acreana de Xadrez (FXA).
A SEE ficará responsável pela capacitação dos educadores para ministrar as aulas de xadrez. Caso não haja educadores habilitados disponíveis, a FXA fornecerá profissionais capacitados para a tarefa.
Além disso, de acordo com a lei, serão estabelecidos calendários para competições estudantis, que poderão ser realizadas semestralmente, anualmente ou mesmo anualmente. Há um prazo de 120 dias para que a regulamentação possa ser efetivamente integrada ao currículo escolar.