Dor de cabeça?
PCdoB lançou no último final de semana, oficialmente, a deputada Perpétua Almeida como candidata ao Senado. Nada de novidade. Dor de cabeça para a Frente Popular? Não. É como se diz no futebol: enquanto mais opções, melhor para o time. Resta ao treinador, isso no futebol, escalar quem está melhor no momento.
Natural
Se Perpétua é oficializada, Aníbal Diniz é o candidato natural ao cargo, por ser ele o titular da vaga, ter o mandato. Como não tem nenhum amador entre os caciques petistas e comunistas, a decisão deverá ser a mais acertada, para eles. Colocar os dois seria suicídio.
Oposição
Enquanto isso, Petecão, Márcio Bittar, Bocalom dão um tempo no debate de candidatura única ou divisão da oposição. Estão trabalhando nas suas respectivas bases. O caminho é esse. Simples assim.
Oposição II
Quanto a Gladson Cameli (PP-AC), o deputado continua sua peregrinação pelo interior. Ontem, a prefeitura de Cruzeiro do Sul anunciou o início das obras para a construção do Mercado do Peixe, um investimento de 1,4 milhão, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da emenda parlamentar liberada por Cameli.
No TRE
Julgamento do prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, terá continuidade no final da tarde desta terça-feira. Por enquanto, o placar está desfavorável a Damasceno. Apesar de o relator Élcio Sabo ter proferido seu voto pelo arquivamento do processo, os juízes Lóis Arruda e Alexandrina Melo entendem que o prefeito deve perder o mandato.
Sem minerva
Ainda falam votar o desembargador Samoel Evangelista, que havia pedido vista do processo, e o juiz federal, recém-empossado, Náiber Pontes de Almeida. Ou seja, não será mais necessário o voto de minerva do presidente da Corte.
JV
Em pronunciamento nesta segunda-feira (14), o senador Jorge Viana (PT) lembrou a legislação que proíbe o trabalho infantil. O parlamentar ressaltou que embora seja permitido o trabalho daqueles com idade de 16 a 18 anos, são delineados limites rigorosos que permitam a frequência à escola, em virtude de estar o adolescente em fase de desenvolvimento físico, psíquico e moral.
“O mundo mudou”
Jorge Viana observou que o debate em torno da punição do adolescente infrator tem que ser atualizado porque “o mundo mudou”, está mais acelerado. “Nós temos que rever, sim, algumas regras, critérios e legislações, mas nós não podemos perder de vista que criança é criança”, disse.
Parcela de culpa
O senador atribuiu uma parcela da culpa pelo “desvio de muitos jovens brasileiros” à não aceitação ou acolhimento das crianças, seja nas escolas de tempo integral ou nas creches. Para ele, é importante garantir a essas crianças o direito “à brincadeira e à inocência”.
Professores
Dia 15 de outubro. A homenagem da coluna vai para todos os professores. Verdadeiros heróis do nosso dia a dia. Se nas últimas décadas esses profissionais conseguiram alguns avanços, sabe-se que ainda é muito pouco, diante da importância do legado. Parabéns!