Arte: Geovanna Moraes de Almeida
A função do historiador é fazer lembrar aquilo que a sociedade quer esquecer1. Partindo dessa ideia do historiador Peter Burke é que o Centro Acadêmico Pedro Martinello do Curso de Bacharelado em História da Universidade Federal do Acre (CABH/Ufac) resolveu ampliar a nossa forma de pensar a história, bem como compartilhar com a sociedade o que tem sido desenvolvido dentro dos “muros acadêmicos” da nossa universidade.
O historiador é um mago do tempo que revisita o passado em busca de vestígios para se compreender o presente, pensar nossa sociedade, discutir as continuidades e descontinuidades de questões sociais, políticas, econômicas e culturais, “questionando as certezas que a sociedade tem de si mesma”2. Como bem disse o historiador Marc Bloch: “a incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado”3, cabe ao historiador desnaturalizar a ignorância dos sujeitos sociais.
Nosso centro acadêmico vê o Escavando História como uma articuladora do ensino, pesquisa e extensão, possibilitadora de diálogos com outras organizações do curso de História, como a Associação Atlética Acadêmica dos cursos de História da Ufac, Perversa, Revista Discente Das Amazônias (DAM), Revista em Favor da Igualdade Racial (REFIR), Revista Jamaxi, Cooperativa de Histórias, nossa empresa Júnior Capital e outras mais que desejem encadear ações que fortaleçam os movimentos coletivos estudantis e docentes da História.
Esse espaço busca compartilhar nossas ideias, opiniões, trabalhos que tem sido ou já foram desenvolvidos em nossas monografias, projetos de pesquisa e extensão, como uma forma de dar retorno a sociedade daquilo que está sendo produzido na Ufac, fugindo da falsa ideia de que a universidade é um lugar de balbúrdia.
Pode entrar! Esse é um espaço de trocas de conhecimentos.
_____
[1] BURKE, Peter. A escola dos Annales (1929-1989):a revolução francesa da historiografia.2ª ed.São Paulo: Editora UNESP,2011.
[2] SOARES, Lenin Campos. O Ofício do historiador. Natal das Antigas, 17 de agosto de 2019. Disponível em: https://www.nataldasantigas.com.br/blog/dia-do-historiador. Acesso: 01 jun. 2023.
[3] BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
_____
Por Jardel Silva França – Mestrando em Letras: Linguagem e Identidade, pela Universidade Federal do Acre (PPGLI/Ufac). Bacharelando e Licenciado em História (Ufac). Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac).