O Lobo Atrás da Porta é um thriller e drama brasileiro de 2013, escrito e dirigido por Fernando Coimbra. O filme é baseado no caso criminoso da Fera da Penha, no qual Neyde Maria Maia Lopes assassinou uma criança de quatro anos após um envolvimento extraconjungal com o pai da menina. O filme é protagonizado por Leandra Leal, Milhem Cortaz, Fabiula Nascimento e Isabelle Ribas.
O filme não segue uma sequência cronológica. Na verdade, começa pelo fim. Inicia na delegacia com um casal prestando queixa sobre o desaparecimento da filha de 4 anos e o delegado conversando separadamente com cada um dos dois tentando entendendo o caso. A partir daí, o que seria o começo do filme, na verdade são memórias dos personagens sobre os acontecimentos anteriores e suas perspectivas sobre.
Então, o filme segue contando a história de como Rosa (Leanda Leal) andando por uma estação de trem no Rio de Janeiro conhece um funcionário da empresa, Bernardo (Milhem Cortaz), após ele começar a segui-la e os dois decidirem conversar e acabarem se envolvendo.
Sem contar que é casado e pai de uma filha, Bernardo aluga um lugar para que possa se encontrar com Rosa, iniciando assim um namoro. Pouco tempo depois, um colega de trabalho de Bernardo acaba contando toda a verdade para Rosa. Apesar de tudo, os dois decidem continuar com o relacionamento.

Conforme o tempo passa, Rosa já não admite mais ser apenas amante, quer que Bernardo largue a esposa e assuma o relacionamento com ela. Após as diversas negativas dele, Rosa decide se aproximar da esposa e da filha de Bernardo fingindo ser amiga de uma amiga em comum.
Enfurecido, Bernardo se afasta de Rosa e acaba se reaproximando da esposa. Enciumada, a amante tenta uma reconciliação. Durante as tentativas de reconciliação entre os dois, Rosa acaba engravidando e decide se afastar de Bernardo, que não quer o filho, e ser mãe solo, sem contar para ninguém quem é o pai.
Semanas após a descoberta da gravidez e o afastamento do casal, Bernardo procura Rosa numa tentativa de conciliação, novamente, e diz que precisam fazer exames para saber se o filho do casal está bem. Após muita insistência por parte dele, Rosa acaba aceitando se consultar com um médico amigo de Bernardo.
Ao chegar no consultório, Rosa é drogada e passa por um aborto clandestino contra sua vontade. Violentada, sangrando e passando muito mal, Bernardo devolve Rosa para casa dos pais. Abro um parêntese aqui para dizer que as cenas são fortes e angustiantes. O trabalho da atriz Leandra Leal foi impecável durante as cenas, a indignação e o sentimento de solidariedade com a personagem são inevitáveis.
Em uma tentativa de vingança, Rosa busca a filha de Bernardo na creche e voltamos ao começo do filme com o delegado tentando entender o que aconteceu e onde está a criança.

O filme é sem dúvidas um dos melhores suspenses nacionais. Infelizmente, quando teve sua estreia no cinema a bilheteria não vendeu tanto quanto o esperado. Mas, em contrapartida, o longa foi superpremiado no Brasil e no exterior. É possível assistir o filme nas plataformas: Netflix, Star+, Amazon Prime, YouTube, Google Play Filmes, Apple TV e HBO Max.
–
Pâmela Freitas é bacharel em Jornalismo pela Ufac, pós-graduada em Jornalismo Digital pela Unyleya e mestranda em Letras pela Ufac.