Medida acertada
Após muita polêmica, a mesa diretora da Câmara Federal decidiu revogar o ato que autorizava a concessão de passagem a cônjuges de deputados. Até que enfim uma medida acertada.
Nada de aplausos
Mas, não esperem os deputados elogios quanto ao assunto, uma vez que não fizeram mais do que a obrigação.
Aprovado
Os senadores aprovaram nesta semana o Projeto de Lei Complementar (PLC) 4/2015, onde os partidos políticos com menos de cinco anos de criação estão proibidos de fazer fusões com outras legendas.
Casa caiu
A provação do projeto acaba com a história de se criar partidos políticos com a única finalidade de driblar a regra de fidelidade partidária.
Reforma
Este é o primeiro projeto aprovado que está relacionado à Reforma Política.
É um “brincante”
Depois de criticar diversos parlamentares por tirar selfie nas áreas alagadas e poucos dias depois fazer o mesmo e acampar na baixada da Habitasa, em “solidariedade” aos atingidos pela cheia, o senador Sérgio Petecão (PSD), ontem, apareceu com mais uma de suas pérolas. Sugeriu que o Governo Federal crie o programa “Bolsa Enchente”.
Aproveitadores
A ideia, a princípio, soa interessante, porém, há de se lembrar de que existe sempre um espertinho tentando tirar proveito da situação. Já se pode até imaginar quanto pilantras não iam fazer questão de morar em áreas alagadiças só para receber o benefício.
Situação delicada
A situação em Rio Branco devido à alagação está cada vez pior. As águas já alcançaram o Calçadão e Terminal Urbano. Sobrou até para a Ponte Metálica.
Estabilidade
Para evitar que a correnteza do Rio Acre derrube a ponte, o Governo do Estado determinou que oito caçambas cheias de brita fossem estacionadas no local. A finalidade é a estrutura da ponte com o peso dos carros.
Faz certo
O ministro Gilberto Occhi faz certo ao cobrar dos prefeitos das cidades atingidas pela enchente que encaminhem ao ministério da Integração Nacional o relatório Avançado de Danos. Isso ajudará na liberação de verbas ao estado.
Faz certo II
Outra cobrança válida é criação de projetos viáveis de aplicação dos recursos e de investimentos na recuperação das áreas atingidas.
Atento
Outro que está atento ao Acre é o ministro da Defesa, Jaques Wagner. Em conversa com o governador Tião Viana, o ministro prometeu que enviaria ao estado mais 300 homens do Exército para reforçar o apoio logístico à população do Acre.