Nesta última noite de Carnaval em Rio Branco, o Bloco Unido do Fuxico foi o grande responsável por fechar com chave de ouro os desfiles da festa de carnaval, mesmo sob uma forte chuva que marcou a celebração. Com o tema “Lendas, Mistérios e Histórias da Lua Cheia”, o bloco trouxe para a avenida uma mistura de folclore, mistério e tradições culturais.
Em entrevista durante o desfile, Ares Fernandes, presidente do Bloco Unidos do Fuxico, explicou a inspiração por trás do tema deste ano.
“O tema surgi logo após o término do Carnaval de 2024. Começamos a realizar pesquisas e a Lua se destacou como o objeto principal. A partir dela, exploramos várias histórias e influências, como a lenda do lobisomem, a relação com as marés, a conexão com os pescadores em alto mar e até as tradições dos ciganos e dos astros”, detalha Fernandes.
O presidente destacou que o objetivo foi criar uma narrativa que unisse diferentes elementos culturais e simbólicos ligados à Lua Cheia, proporcionando um desfile rico em significados e representações. Apesar da chuva intensa, que acompanhou grande parte da noite, Ares Fernandes manteve o ânimo e a positividade.
“É tudo englobando esses pequenos temas, criando uma experiência única para o público. A chuva atrapalha, mas para quem já está com o trabalho encaminhado, é Carnaval, né? É só diversão, não tem muito o que reclamar. Vem de Deus, então nós só temos que aceitar”, afirma.
Estagiário sob supervisão de Gisele Almeida
Produção: Diogo José