Evento será realizado neste sábado (22)
Rio Branco sedia oficina promovida pela Escola Nacional e a Federação dos Farmacêuticos. O evento acontece até este sábado (22) e reúne gestores, usuários, conselhos de saúde e estudantes para avaliar os 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.
A oficina vai levantar discussões sobre a falta de financiamentos para o setor, acesso a medicamentos, recursos humanos e desenvolvimento científico e tecnológico. No Acre um dos temas em debate é a dificuldade de logística que prejudica a aquisição de medicamentos.
O sindicato dos farmacêuticos do estado aproveitou a oportunidade para apresentar a demanda que será levada ao Ministério da saúde. “Aqui o usuário vai debater aonde deve melhorar, por exemplo, sobre o acesso para que o medicamento não demore a chegar, que não falte medicamento”, disse o presidente do sindicato Jusciner Araújo.
Segundo a diretora da Escola Nacional dos Farmacêuticos Fernanda Manzini, o foco das oficinas que são promovidas em todo país é o acesso e o uso racional dos medicamentos. “O objetivo é saber o que avançou nesses dez anos e o que precisa avançar. A vinda para o Acre é entender as especificidades da região norte”, comentou.
O encontro também celebra os 40 anos da Federação Nacional dos Farmacêuticos.