Uma operação integrada de segurança pública resultou na apreensão de 249,5 quilos de maconha do tipo skunk às margens do Rio Juruá, nesta semana. A ação foi conduzida de forma coordenada pelas equipes do GEFRON, CIOPAER, Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do Grupo de Operações Especiais (GOE) de Cruzeiro do Sul, e pela Polícia Federal (PF).
As forças policiais já vinham monitorando informações sobre a descida de entorpecentes pela região há alguns dias. Com base nos dados levantados, as equipes elaboraram um plano estratégico que envolveu duas frentes de atuação: uma fluvial e outra aérea.
Enquanto os policiais do GOE seguiram em embarcações pelo rio, uma equipe formada por agentes do GEFRON e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) sobrevoava a área com o helicóptero de patrulhamento.
Durante a ação, os suspeitos que faziam o transporte da droga ouviram o barulho da aeronave e tentaram fugir, abandonando parte da carga em um matagal próximo à margem do rio. A equipe aérea conseguiu identificar o local onde os pacotes foram escondidos e repassou as coordenadas à equipe fluvial, que se deslocou até o ponto indicado.
No local, os policiais localizaram vários tabletes de skunk, droga conhecida pelo alto teor de pureza e valor de mercado elevado. O entorpecente foi recolhido e levado até a cidade para os procedimentos de perícia e registro.
De acordo com o levantamento das forças de segurança, a apreensão representa um prejuízo estimado em R$ 2,4 milhões ao crime organizado que atua na região de fronteira.
As equipes seguem realizando ações de patrulhamento e monitoramento contínuo no trecho do Rio Juruá para coibir o tráfico de drogas e outros crimes transfronteiriços.



