Esquema de corrupção entre políticos e empresas de Porto Walter, Cruzeiro do Sul e Rio Branco foi desarticulado em ação envolvendo 40 policiais federais (PF) nesta terça-feira (07). A Operação intitulada Resquícios acompanhou esquemas de fraude em licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa nesses municípios.
O esquema consistia por um grupo de agentes públicos, que favoreciam algumas empresas em licitações no município de Porto Walter no estado do Acre. Essas empresas favorecidas, superfaturavam os objetos das licitações e deixavam o preço muito acima do valor de mercado. Com a lavagem de dinheiro, eles destinavam parte do valor para os políticos envolvidos.
A operação policial cumpriu 9 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Única da Justiça Federal de Cruzeiro do Sul. Além deste município, Rio Branco no Acre e Pau dos Ferros no Rio Grande do Norte também foram incluídas no mandado.
Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, nos termos do Código Penal, além dos crimes de Lavagem de Capitais e Organização Criminosa.
O nome da operação (Resquícios) é uma referência aos indícios de cometimento de delitos que foram encontrados em outras investigações conduzidas pela Delegacia de Polícia Federal de Cruzeiro do Sul.