“Os momentos mais felizes também serão um pouco tristes”
“Não há limão tão azedo que você não possa transformar em algo parecido com uma limonada”, essa frase é dita no episódio piloto da série americana This is Us por um personagem completamente secundário, que, no entanto, possui um grande papel no desenvolver da trama.
This is Us é uma série criada por Dan Fogelman e teve sua estreia em 20 de setembro de 2016, atualmente possui quatro temporadas completas com a quinta em andamento. Classificada como drama romântico e familiar a série vai além disso.
É uma série sobre família, criação de laços e sobre pessoas extraordinariamente comuns. Em um mundo onde as séries estão inovando cada vez mais com personagens e roteiros milaborantes que envolvem dragões, super poderes, cura milagrosas para doenças como alzheimer ou câncer, perseguições e assassinatos, This is Us vai na contramão e foca em mostrar a vida, os conflitos e decisões de pessoas comuns.
A vida como ela é da sua forma mais real e crua, a vida que você não pode controlar e nem decidir seu destino. Por isso você consegue não apenas se identificar com os personagens, mas também se conectar com suas histórias e experiências.
A grande jogada de This is Us é a criação e o desenvolvimento dos personagens, a família perfeita do comercial de margarina não é tão perfeita assim, o pai um exemplo e mártir acaba por ser um alcoólatra que luta diariamente contra seus próprios traumas interiores e demônios dos seu passado para manter a família unida. A mãe que por mais amorosa e compreensiva que seja acaba sendo cruel com seus filhos mesmo que seja com as melhores das intenções.
Os irmãos que por mais que se amem incontrolavelmente não conseguem compreender suas diferenças e acabam por diversas vezes se machucando. No entanto, assim como família na vida real, quando as coisas “apertam” eles buscam apoio e forças uns nos outros. Esses são geralmente os momentos mais emocionantes da série.

Os personagens principais são Jake Pearson, Rebecca Pearson, Kate Pearson, Kevin Pearson e Randall Pearson, eles formam a principal família na qual a série gira em torno, mas não pense que This Is Us se resume a eles. A série se passa ao mesmo tempo no presente, passado e futuro, com idas e vindas de tirar o folêgo. Assim como a vida em This Is Us quando pensamos que estamos entendendo o que está acontecendo há uma reviravolta que muda tudo.
É uma série de drama sutil que tem o forte poder de fazer quem assiste se sentir imerso e completamente conectado com personagens tão singulares e ao mesmo tempo repletos de plurais. A história aborda temas importantíssimos como alcoolismo, vício em drogas, obesidade, gordofobia, depressão, ansiedade, racismo, preconceito, relacionamentos abusivos assim como também a morte, o luto e como as famílias lidam com isso.
“O que podemos controlar são as pessoas que a gente escolhe. Escolher as nossas pessoas é o mais próximo que chegamos de controlar o nosso destino”. Eu escolhi This Is Us e seus personagens inteiramente comuns, extraordinários e reais, não controlo o futuro da série ou o passado, já me emocionei e me diverti muito assistindo e espero que continue assim até o final. E você, o que escolhe?
Luana Dourado é estudante de jornalismo e estagiária do site Agazeta.net.