Sem Chico Mendes
Nesta segunda-feira, 22, completou-se 26 anos da morte do líder seringueiro Chico Mendes. Ele foi assassinado por sua luta em defesa do meio ambiente e do homem da floresta.
Processos
O prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, terá que amargar um Ano Novo com gosto de processo. Ele está respondendo a processos por improbidade administrativa em licitações.
Sem apoio
A grande diferença destes processos em relação aos anteriores é que desta vez o prefeito não contará com o apoio do deputado federal Major Rocha (PSDB).
Negou
Nos outros processos, Major Rocha foi um dos que colocou a mão no fogo por ele e quando chegou o momento de James Gomes honrá-lo na eleição de 2014, quando disputava uma vaga na Câmara Federal, ele simplesmente se negou.
Será?
Os novos deputados estão com a corda toda. Já tem gente afirmando que não aprovará os projetos enviados pelo Executivo com tanta facilidade.
Não mesmo
Não pensem eles que farão mais do que fizeram os deputados desta legislatura.
Com certeza
Esse blábláblá de começo de mandato logo acabará. No primeiro grito do governador, esses mesmos deputados que agora o desafia, serão os primeiros a abaixar a cabeça e fazer o que o Executivo deseja.
Acaba hoje
A Câmara Municipal de Rio Branco encerra suas atividades nesta terça-feira, 23, quando serão votados os últimos projetos pendentes no parlamento mirim.
LOA
Entre as pautas mais importantes, está a votação da Lei de Orçamento Anual (LOA) do município.
Números
Para 2015, o município terá uma receita 35,69% maior que a de 2014. No total, a prefeitura estimou para o próximo ano um orçamento de R$ 765,2 milhões. São R$ 165 milhões a mais.
Lei do Troco
Os vereadores votarão também o Projeto de Lei de autoria do vereador Gabriel Forneck (PT), que disciplina a concessão de troco no Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Rio Branco.
Importante
Outra matéria importante que será apreciada pela Câmara será proposta de autoria do Executivo que solicita a ampliação de cargos de enfermeiros e técnicos em saúde para a Capital.
Consulta
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira, 22, que irá consultar o Ministério Público Federal para checar se políticos cotados para assumir uma cadeira na Esplanada dos Ministérios foram citados aos procuradores da República em acordos de delações premiadas da Operação Lava Jato.
Lista
Na última sexta-feira, 19, o jornal “O Estado de S. Paulo” divulgou lista com os nomes de 28 políticos que supostamente teriam se beneficiado do esquema de corrupção que atuava na Petrobras.
Citado
Eles foram citados pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa no processo de delação premiada.
Nomes
Entre os nomes mencionados há pessoas cotadas no meio político para assumir cadeiras no primeiro escalão do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Entre os candidatos a ministros, está o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que nega participação no esquema de desvio de dinheiro.
Integrantes
Questionada sobre quando ela irá anunciar o novo lote de integrantes do primeiro escalão, a presidente afirmou que sua pretensão é divulgar a lista de novos ministros até o dia 29.
Confirmados
Até o momento, a petista confirmou apenas quatro futuros ministros: Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento), Alexandre Tombini (Banco Central) e Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio).