Dever de casa
A simples escolha do novo presidente do PT virou uma questão de vida ou morte para o Palácio Rio Branco. Só votar não significa a democracia plena. É preciso haver a disputa, o confronto de ideias, a liberdade de expressão, a capacidade de fornecer às minorias o poder de contestação e participação. E isso está sendo suprimido daqueles que cometeram o pecado de apoiar Sibá Machado, em detrimento do palaciano Ermício Sena.
Mesmo grupo
O governador Tião Viana não precisa ter medo de quem será o novo presidente do PT. Sendo Ermício ou Sibá, nenhum deles colocará o partido no palanque de…Tião Bocalom. Estarão todos unidos em prol de sua candidatura à reeleição. É preciso assegurar a plena democracia em seu próprio ninho.
Atitude certa
Seria mais prudente se o governador colocasse todas as correntes do partido à mesa para conversar. Saber o motivo que levou a “oposição” a formar uma candidatura competitiva para ameaçar o atual grupo dominante, corrigir os erros e fazer os encaixes políticos certos.
Sequelas
O PT poderia sair bem maior desse processo caso os “valores democráticos” fossem verdadeiramente cumpridos, mas o principal partido do Acre tende a se apequenar com atitudes tão chulas patrocinadas por emissários do palácio.
Reaparecendo
O ex-prefeito Raimundo Angelim (PT) passou a ser figura recorrente nas agendas de grande exposição do governo. A meta é não deixar a imagem de Angelim ficar apagada na memória do eleitor para ser um bom candidato a deputado federal, ou o plano B para o Senado, caso Anibal Diniz não decole nas pesquisas.
Escapatória
Luiz Tchê (PDT) está sendo um dos principais articuladores para formar a “chapinha” dentro da Frente Popular na disputa pela Câmara. Interessado em uma das cadeiras, ele sabe que o “chapão” beneficiará somente os candidatos com fortes padrinhos políticos, principalmente o governo.
Abertura
A chance de novas caras serem eleitas para a Câmara é elevada em 2014 diante do significativo número de deputados que não vão para a reeleição: Márcio Bittar (PSDB), Perpétua Almeida (PCdoB), Henrique Afonso (PV) e Gladson Cameli (PP). A renovação, só aí, será de 50%.
Revezamento
Assim foi a histórica sessão da Câmara que aprovou a PEC dos Soldados da Borracha. Márcio Bittar (PSDB) e Perpétua Almeida (PCdoB) se revezaram na presidência da sessão, sendo os dois acreanos responsáveis por agilizarem a tramitação da matéria e eliminar focos de resistência na base de Dilma Rousseff (PT).
Em pauta
Em 15 anos de PT no poder, esta foi a primeira vez que governistas cometeram a audácia de trancar as pautas de interesse do Executivo. Eles são bem claros: só votam os projetos, incluindo o pedido de empréstimo, quando houver o sinal verde do governo para a aprovação das emendas impositivas.
Diferenças
É interessante ver as sutis diferenças entre a Assembleia acreana e a Câmara dos Deputados. Enquanto por lá os parlamentares não estavam preocupados com o temperamento de Dilma na Alvorada, aqui os deputados se “pelam de medo” só a com a ligação de um assessor do governador.
Influência
Um membro do PP faz a seguinte análise para a grande maioria dos partidos oposicionistas deixarem Tião Bocalom (DEM) sozinho: “Ele não expressa mais confiança para nós nem ao eleitor. Perder uma prefeitura ganha é algo imperdoável. Ter vantagem em pesquisa não é tudo numa disputa, e ele próprio é prova disso.”
Tiro às avessas
Os auxiliares de Sérgio Petecão (PSD) viam em Bocalom a salvação da candidatura do senador ao governo. Eles acreditavam que o apoio do ex-tucano acarretaria diretamente na ida de todos os demais partidos ao palanque do PSD, deixando Márcio Bittar (PSDB) a ver navios; o efeito, como estamos vendo, é outro.
Em boa hora
O senador Jorge Viana (PT) traz para Rio Branco, amanhã, o debate da reforma do Código de Processo Penal, em discussão no Senado Federal. Entre os palestrantes estará o senador Pedro Taques (PDT-MT), presidente da comissão especial que analisa a proposta e um especialista na área jurídica.
Procura-se
A deputada Maria Antônia (Pros) está desaparecida da Assembleia Legislativa do Acre, por onde é paga com recursos públicos para representar o povo. Quem tiver alguma informação favor entrar em contato com a coluna.
Farra aérea
O deputado Wherles Rocha (PSDB) diz que apresentará denúncia em plenário sobre um eventual uso do helicóptero João Donato fora daquilo que é de interesse público. Segundo o tucano, a aeronave estava a serviço de interesses particulares no Festival Yawa, em Tarauacá, há duas semanas.