Duas filhotes fêmeas de onças-pintadas (Panthera onca) foram apresentadas nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (7), o zoológico do Parque Ambiental Chico Mendes apresentou duas novas moradoras, duas filhotes fêmeas de onças-pintadas (Panthera onca). As gêmeas têm sete meses e foram capturadas sozinhas na zona rural de Sena Madureira. As onças receberam os apelidos carinhosos de Maiara e Maraísa dos funcionários do parque Ambiental Chico Mendes.
As fêmeas foram doadas ao Parque pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/Icmbio), centro responsável pelo manejo para conservação de espécies de mamíferos carnívoros que ocorrem no Brasil e com o apoio do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama no Acre.
As duas filhotes chegaram em dezembro de 2021, e ficaram no Setor Extra e Quarentenário do parque, recebendo os cuidados necessários da equipe técnica, formada pelos Tratadores, Biólogos e Médicos Veterinários, sendo transferidas para o recinto dos felinos de grande porte nessa terça-feira (5).
Tallison Felipe Lima, coordenador na administração do zoológico do Parque Ambiental Chico Mendes explica que o público pode se frustrar neste primeiro momento, o motivo é que os felinos não estão familiarizados com o vai e vem de pessoas comum no dia a dia do parque. “São animais de hábitos de entardecer pra noturno. E desde a chegada delas é tudo muito novo, elas estavam num recinto muito menor. Então devido ao crescimento delas que desenvolveu muito bem a gente resolveu trazer elas pra cá e já sentimos que elas já estavam prontas pra ficar em exibição, então assim no começo talvez tenha um pouco de dificuldade de ver porque elas vão ter uma certa timidez, já que não tem familiaridade com pessoas, até então o fluxo de pessoas que tinham acesso a elas era restringido aos tratadores e os médicos veterinários. Então agora elas talvez no começo comece a estranhar, mas aos poucos elas vão criar confiança e liberdade para aparecer”.
A espécie de onça-pintada é considerada vulnerário pelo Ministério do Meio Ambiente e possui um “Plano de Ação para a Conservação da Onça-Pintada”, no qual o Cenap/Icmbio tem um importante papel na condução desse plano em conjunto com os vários zoológicos, criadouros e institutos que estão comprometidos com a conservação desse grande felino.
Segundo o médico veterinário do Parque Chico Mendes, Paulo dias, a expectativa de vida de Maiara e Maraísa é de até 25 anos.
O horário de funcionamento do zoológico do Parque Ambiental Chico Mendes é de terça-feira à segunda-feira, mesmo em feriados, das 07h às 17h.
O uso de máscara é obrigatório, o parque está seguindo todos os protocolos de prevenção e combate à covid-19.
Com informações de Márcio Souza