Datas decisivas
Nada mais inconveniente para o PT do que a data escolhida para o antigo fuso horário do Acre ser retomado: 10 de novembro. Neste mesmo dia, enquanto os acreanos atrasam o relógio em uma hora, os petistas vão às urnas escolher seu novo presidente. Certamente a volta da “hora de Deus” cria um constrangimento para o partido do governador Tião Viana (PT).
Impactos
É certo que esta alteração no fuso horário teve impactos direto na eleição de Tião Viana ao governo em 2010. Descontente com a forma como ocorreu a alteração (sem consulta prévia) parte do eleitorado decidiu se vingar nas urnas, dando o troco ao petista.
Impactos
Por sorte a volta das duas horas de diferença ocorre a uma ano das eleições. Aí é de se perguntar qual a sua influência para a reeleição do governador. Até lá é provável que o eleitor ainda esteja num período de readaptação desta volta – não sendo capaz de medir as consequências nas urnas.
Elogios
Após ficar por muito tempo sendo alvo de críticas dos camaradas do PCdoB por conta do cabo de guerra que foi a pré-eleição 2012, Marcus Alexandre (PT) passou a ser só elogios por parte deles. Seu discurso na conferência de sábado que oficializou Perpétua Almeida ao Senado foi visto como o mais sensato dos petistas.
Previsível
O pedido de vista ontem no julgamento do TRE sobre a cassação do prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PT), era esperado. Por ser novato na corte era natural que o juiz Náiber Pontes de Almeida pedisse mais tempo para proferir o seu voto –assim como era previsível o voto de Samoel Evangelista.
Encaixe
Para garantir uma eleição segura de Ermício Sena para a presidência do PT/Acre, a Democracia Radical está tendo que se virar nos 30. O primeiro desafio é garantir o remanejamento de cargos para acomodar cabos eleitorais fortes, além dos altos custos que uma campanha como essa requer.
Vagner Sales
Desembargador Federal (TRF1) Hilton Queiroz concedeu liminar na tarde desta terça-feira (15) suspendendo os efeitos da decisão do Juiz federal Guilherme Michellazzo, que não reconhecia a prescrição do processo de peculato contra o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB).
Ou tudo ou nada
Se a decisão interlocutória do magistrado de segundo grau for confirmada pelo TRF1, Sales estará livre, além da ação de peculato, de todas as ações na Justiça Eleitoral provenientes de sua condenação por peculato. É simples: os processos serão extintos por perda de objeto.
Shopping
Prefeito Marcus Alexandre confirmou ontem que já foi publicado o edital de licitação da obra do Centro Popular de Compras de Rio Branco, o Shopping Popular e, tão logo conhecida a empresa vencedora, a Prefeitura lança a ordem de serviço para iniciar as obras.
Obras
A publicação do edital de licitação permitirá que a empresa responsável pelas obras seja conhecida ainda no mês de novembro e a previsão é de que as obras iniciem ainda este ano.
Caladinho
Deputado Edvaldo Souza (PSDC) passou a tarde de ontem aonde ele gosta, no Caladinho. Em seu reduto eleitoral, o parlamentar ouviu reivindicações e anunciou melhorias advindas da prefeitura e do governo estadual àquela comunidade. O tratamento lá é de muito respeito, por ambas as partes.
Vetos
Como era esperado, deputados e senadores decidiram, na noite de ontem (15), manter todos os vetos presidenciais na terceira sessão de análise desse tipo de dispositivo que terminou pouco antes das 21h.
Vetos II
Nenhum dos vetos analisados (33/2013 a 37/2013) tratava de pontos polêmicos ou impasses entre governo e Legislativo, diferentemente do que ocorreu nas últimas sessões. Ainda assim, o Planalto manteve negociações prévias com parlamentares.