Erros grosseiros
Um dia após o Datafolha identificar queda nas intenções de voto de Aécio Neves (PSDB), o candidato tucano à Presidência rebateu nesta terça-feira (21) os dados do levantamento e disse que os institutos de pesquisa “devem uma explicação aos brasileiros” pelos “erros grosseiros” que vêm cometendo.
Campanha em evolução
Levando em consideração que Aécio não estava cotado para estar no segundo turno, sua campanha não apresenta nenhuma queda nas intenções de voto. A campanha do tucano foi a que mais cresceu nesta eleição.
Normal
O fato de Aécio estar atrás da presidente Dilma Rousseff (PT) nas pesquisas não é de causar estranheza. Ela sempre foi a mais cotada para vencer esta disputa. Estranho seria se ele estivesse na ponta.
Com certeza
Não há dúvida que a estrutura do poder tem uma influência muito forte em qualquer eleição majoritária.
Acirrado
O fato é que esta é uma das mais acirradas disputas à Presidência da República dos últimos anos. O resultado verdadeiro será conhecido apenas no próximo domingo, 26.
Não digeriram
A sessão desta terça-feira na Aleac serviu para mostrar que alguns deputados ainda não digeriram a derrota no pleito do dia cinco de outubro.
Parlamento acriano
Aos que comparecem às sessões na Casa do Povo, o silêncio tem sido o melhor amigo deles. Outros nem se dão ao luxo de aparecer na Casa.
Destino dos parlamentares
A vitória do governador Tião Viana (PT) neste próximo domingo não define apenas o futuro do deputado Jamyl Asfury (PEN). Está em jogo também o futuro do deputado Ney Amorim (PT). Para conseguir chegar à Presidência da Aleac, Ney precisa que o governador se reeleja.
“Janeleiro”
Pelas articulações feitas pelo deputado Jamyl Asfury para garantir o retorno à Aleac, já tem gente se referindo a ele como “deputado janeleiro”. Uma referência aos alunos que entravam no curso de Direito na Ufac de maneira muitas vezes legal, mas imoral.
Mas…
Mas, quem disse que Política e Moral andam juntas?
Derrotados
Essa questão de presidência acabou se tornando uma maldição na vida dos deputados. Os que anunciaram o desejo de lutar pelo cargo acabaram derrotados no pleito.
Qualificado
Melhor para Ney que agora surfa na onda da tranquilidade. De longe ele é parlamentar mais qualificado para assumir o cargo na próxima legislatura. Leva hoje uma grande bagagem de experiência. Isso conta muito!
Primeiro-secretário
Por enquanto, os holofotes estão todos no cargo da Presidência. Agora, briga mesmo será na escolha do primeiro-secretário.
De olho no cargo
Os poucos deputados reeleitos já estão de olho no cargo, embora nenhum admita.
Preterido
O deputado Éber Machado (PSDC) é um dos preteridos a assumir o cargo, isso se o governador permitir, claro.
Também é…
Outro deputado qualificado para o cargo é Manoel Morais (PSB).
Grande chance
Quem tem grande chance de conseguir um cargo na Mesa Diretora é deputado Jonas Lima (PT). Mais que merecido, além de ter tido uma expressão considerável de votos, o parlamentar tem feito um bom mandato.
Política sem chantagem
O presidente do PEN, deputado Astério Moreira, diz que o partido, mesmo não elegendo nenhum dos quatro parlamentares que disputaram a reeleição, já está na campanha de reeleição do governador Tião Viana sem qualquer tipo de condicionamento e pressão.
Ganhar primeiro
Para o deputado Astério Moreira (PEN), Tião Viana tem que primeiro ser reeleito para alguém reivindicar espaço no seu governo. E indaga: como pressionar por algo ainda está em disputa?
Pesquisas
Três pesquisas de intenção de votos na disputa pelo governo do estado estão registradas no TRE e previstas para serem liberadas até sábado.