Manex Silva alcança melhor resultado brasileiro em Jogos Olímpicos de Inverno
O Brasil está muito bem representado nos Jogos Olímpicos de Inverno – Pequim 2022, pelo acreano Manex Silva, que nasceu em Rio Branco-AC e foi criado na Espanha. O jovem esquiador brasileiro, de 19 anos, conquistou nesta terça-feira (8), a melhor pontuação sul-americana da modalidade em Jogos Olímpicos.
O atleta terminou a prova de sprint do esqui cross-country masculino (percurso de aproximadamente 1,5km) na 71ª posição entre 90 participantes, alcançando 161.58 pontos FIS (Federação Internacional de Esqui), e se tornou o primeiro brasileiro a atingir menos que 200 pontos FIS em Jogos de Inverno. No cross-country, o esquiador melhor classificado é aquele que atinge menos pontos.
Além de Manex, a veterana Jaqueline Mourão e a estreante Eduarda Ribera também participaram da fase classificatória do Sprint, que foi disputada no circuito do Centro Nacional de Esqui Cross-country, em Zhangjiakou, e chegaram em 85ª e 89ª posição respectivamente.
Foi a segunda prova disputada pelo jovem acreano, que fez sua estreia no esquiatlo 30km, porém nesta modalidade ele não chegou a completar a prova por ter levado uma volta de um dos líderes do percurso, o que desclassifica o competidor da disputa.
As atenções se voltam agora para a continuidade dos Jogos. Jaqueline e Eduarda ainda têm pela frente duas provas: a de 10km na quinta-feira (10) e a de Sprint por equipes no dia 16. Por sua vez Manex volta às pistas na sexta-feira (11), para disputar o circuito dos 15km e finaliza sua participação no dia 19 com prova dos 50km Largada em Massa livre.