Por *Natália Lindoso* para o Agazeta.net
O plano de contingência para possível alagação de 2025 foi elaborado pela Prefeitura de Rio Branco e a Defesa Civil Municipal, sendo apresentado na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (13).
O plano prevê os impactos que podem ocorrer esse ano e qual papel as autarquias devem desempenhar nesse momento. O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, Cláudio Falcão destacou a finalidade do Plano de Contingência:
“O plano de contingência tem essa finalidade, de apresentar para todo mundo, inclusive as empresas municipais, qual é o papel de cada um no momento do desastre. Além disso, ele informa também todo o histórico que nós já temos, que meses têm mais incidência, os transbordamentos, as maiores cotas, as menores cotas, as dez maiores inundações que nós já tivemos em 54 anos”, diz.
De acordo com o balanço da Defesa Civil, se o rio atingir a cota de 16 metros, podem ser atingidas de 4 a 5 mil famílias. O coordenador destacou que o plano tem como parâmetro a maior cota de transbordamento, em 2015, quando o rio Acre atingiu 18,40 metros e tiveram inúmeros bairros e cerca de 105 mil pessoas atingidas.
“No ano passado também foi outra situação, que nós tivemos 86 bairros atingidos, 4,5 mil pessoas abrigadas no Parque de Exposição. Toda a mobilidade nós já temos na previsão deste plano, não apenas para 16 metros, mas para qualquer outra cota que alcançar”, disse.
A implementação do Plano de Contingência também deve ter colaboração com outros órgãos, Falcão destacou a construção de abrigos e resgates de animais, que já estão sendo providenciados.
“Nós já fizemos simulados no dia 31 de janeiro, junto com o Corpo de Bombeiros, medindo o nosso poder operacional, o Parque de Exposição já está pronto para a construção de abrigos, resgates de animais. Todas as providências estão tomadas e constam também no plano”, salientou o coordenador.
Saiba mais
Vale lembrar que na sessão da Câmara de Vereadores da última terça-feira (11), o vereador Samir Bestene (PP), havia falado a respeito do Plano de Contingência, cobrando posicionamento da prefeitura. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Joabe Lira (União Brasil), o plano já estava pronto desde o ano passado:
“O plano já estava pronto, desde o ano passado, hoje está fazendo a entrega oficialmente aqui para a Câmara Municipal, vamos estar repassando para os vereadores, mas o importante é que a Defesa Civil está atuante, nos anos anteriores tivemos inundações grandes e foi feito um bom trabalho”, disse.
O presidente da Câmara garantiu que os vereadores estarão atentos e que a Câmara deve atuar no caso de uma possível enchente em 2025:
“Nós também estamos preocupados com esse prognóstico que se possa ter um novo enchente esse ano também, mas estamos atentos, pode ser que a Câmara também vai estar atuando para que a gente possa, se acontecer, estar ajudando a população”, finalizou.
*Estagiária supervisionada por Gisele Almeida*
Vereador cobra plano de contingência da prefeitura para enchentes em Rio Branco