Manifestação ocorre em todas as capitais brasileiras
Policiais federais protestam nesta quarta-feira (4) em todas as capitais brasileiras para pressionarem o governo federal. Segundo a categoria, a manifestação é para mostrar o congelamento da Polícia Federal nos últimos sete anos. No Acre, a categoria se reúne em frente a sede da Polícia Federal.
Em várias capitais haverá panfletagens em aeroportos e locais de grande circulação, mas será em Brasília o grande foco do movimento.
A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), com 13.300 filiados, divulgará o atual descaso do governo federal com os policiais federais, numa notória retaliação às operações anticorrupção que aparentemente abalaram os bastidores políticos do país.
Nos últimos três anos a Polícia Federal tem sido engessada com o corte expressivo de recursos, e com a desvalorização institucional dos agentes federais. Além disto, foram criados mecanismos para supervisionar previamente as investigações que envolvam políticos.
Por conta da desmotivação dos servidores, nos últimos meses a direção-geral do órgão tem incentivado a deflagração precoce de operações policiais consideradas rotineiras, e tem ordenado sua plena divulgação com nomes mirabolantes, como forma de disfarçar o congelamento seletivo de determinados tipos de investigações.
Porém, a estatística anual do número de indiciados pela Polícia Federal comprova uma realidade preocupante, pois atesta o congelamento das investigações anticorrupção durante o atual governo. Os dados estão registrados no Sistema Nacional de Informações Criminais.