O primeiro dia do ano em Rio Branco foi marcado pela solenidade de posse do prefeito reeleito Tião Bocalom, o vice-prefeito Alysson Bestene e os vereadores para o quadriênio 2025 a 2028.
Outro ato importante é a escolha da mesa diretora que também aconteceu neste evento. O presidente eleito, Joabe Lira (União), tem o papel de tomar a frente em decisões na Câmara de Vereadores. Felipe Tchê (PP) foi eleito 1º secretário, e Leôncio Castro (PSDB) assumiu a vice-presidência.
O evento, ocorrido no auditório do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), contou com a presença de lideranças políticas, familiares dos empossados, representantes da sociedade civil e da população em geral. Cada parlamentar fez o juramento e assinou o termo de posse.
“O trabalho de todos nós, do prefeito, dos vereadores, é melhorar a cidade de Rio Branco. É para isso que nós somos eleitos, é isso que o povo espera da gente. A posição de oposição é a oposição política, não é a oposição à prefeitura. E nós vamos trabalhar pela cidade. Então, podem esperar do meu mandato, podem esperar da minha atuação, muita responsabilidade, uma atenção ao dia a dia da cidade, às necessidades reais do povo de Rio Branco.”, afirmou o vereador André Kamai (PT) durante a posse.
Os 21 vereadores eleitos e reeleitos têm agora um desafio em comum para essa nova legislatura, atender aos anseios e interesses da população rio-branquense. O vereador Raimundo Neném do PL, reeleito pelo terceiro mandato, último a presidir o Legislativo Municipal, enfatizou o dever cumprido e agradeceu por mais uma oportunidade.
“Grato a Deus, novo mandato, terceiro mandato consecutivo, entregar agora a faixa ao novo presidente para mim é motivo de honra, uma pessoa sensata, honesta, transparente, que é o vereador Joabe. Então, estou muito grato a Deus, o trabalho foi feito durante dois anos, em harmonia com a prefeitura, aprovando os projetos e nada melhor agora do que passar esse bastão. Agora é cuidar do meu mandato, fiscalizar mais o executivo e, acima de tudo, fazer as coisas corretas como tem sido feito sempre.”, diz.
O prefeito reeleito Tião Bocalom destacou no discurso a responsabilidade de continuar gerindo a capital acreana por mais quatro anos e agradeceu pela confiança da população rio-branquense.
“A nossa Rio Branco tem grandes desafios na área social, na área econômica, na área ambiental, que tivemos muitos avanços no primeiro mandato. Vamos continuar com esses avanços, mas eu penso que os quase 800 milhões de obras que nós falamos desde meados desse ano, que nós tínhamos para poder executar entre o final de 2024 e o ano de 2025, talvez alguma coisa de 2026, precisa ser executada. E nós vamos executar essa quantidade de obras.”, reafirma o prefeito.
O vice-prefeito Alysson Bestene reforçou a parceria com o chefe do Executivo Municipal e prometeu trabalhar de forma integrada com a Câmara.
“Eu sou há mais de 20 anos concursado pela Secretaria Municipal de Saúde, fui vereador de mandato e retornando agora, depois trabalhando junto com o governador Gladson, retornando como vice-prefeito eleito na chapa do nosso prefeito Tião Bocalom, onde eu tenho um amigo. A gente sabe da responsabilidade dos desafios para poder atender ainda mais, desde a infraestrutura, educação e segurança.”, enfatiza.
O presidente do TRE Acre, desembargador Júnior Alberto, ressaltou o processo democrático e toda a lisura nas eleições de 2024.
“Foram eleições muito tranquilas, a população colaborou muito, os candidatos também, as forças de segurança. Então tudo transcorreu num clima de muita pacificidade, de muita harmonia. Então tudo concretiza aquilo que a democracia cada vez mais se fortalece. E é o melhor regime de governo através do qual todo o poder manda do povo e no nome será exercido.”, ressalta.
Matéria produzida pelo repórter Marilson Maia para a TV Gazeta.