Em entrevista ao programa Gazeta Entrevista, na última quarta-feira (18), o vereador eleito Joabe Lira (União), atual Secretário Municipal de Cuidados com a Cidade, falou sobre a transição no cargo, possíveis sucessores na pasta e as articulações para a presidência da Câmara Municipal de Rio Branco. Com a posse marcada para 1º de janeiro de 2025, ele se mostra otimista em relação ao futuro político e administrativo.
A saída de Joabe Lira da Secretaria de Cuidados com a Cidade está prevista para 31 de dezembro, em cumprimento ao decreto de exoneração já emitido pela Prefeitura de Rio Branco. Ele ressaltou que sua saída faz parte do processo de reorganização administrativa: “O decreto já foi feito. É uma nova gestão.”
Quanto à escolha de seu sucessor, Joabe evitou indicar nomes, mas destacou que há profissionais qualificados dentro da administração municipal: “Nomes bons não faltam para assumir a secretaria. Já está tudo planejado. O prefeito não vai ter dificuldade de escolher um nome e a pessoa que ele colocar, com certeza, vai fazer um bom trabalho.”
Segundo ele, a secretaria já possui um planejamento estratégico definido para os próximos quatro anos, incluindo ações inovadoras que devem ser anunciadas em 2025.
Joabe Lira também está no centro das articulações políticas para a presidência da Câmara Municipal. Ele tem conversado diretamente com vereadores eleitos para consolidar sua candidatura, defendendo uma gestão legislativa voltada para o fortalecimento do Parlamento e a proximidade com a população:
“Estou conversando com os outros vereadores eleitos diretamente, e tudo tem caminhado bem. É uma Câmara forte, uma Câmara próxima da população.”
A disputa pela presidência da Câmara inclui ainda os vereadores Elzinha Mendonça (PP) e Samir Bistene (PP). Apesar das candidaturas concorrentes, Joabe acredita na possibilidade de construção de uma chapa de consenso:
“Eu acredito no consenso. Temos uma aliança que saiu vitoriosa nas eleições. O prefeito se elegeu bem e conseguimos eleger uma boa quantidade de vereadores. Então, eu acredito que é possível um consenso no final.”
A definição da presidência da Câmara e o futuro da Secretaria de Cuidados com a Cidade são algumas das principais questões políticas que devem ser resolvidas nas próximas semanas.