Por João Cardoso para o Agazeta.net
Por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), a Prefeitura de Porto Walter decretou situação de emergência nesta segunda-feira(20), devido a infestação da praga “ERINNYIS ELLO” conhecida popularmente como lagarta mandarová.
A espécie compromete grandes plantações de mandioca na região. O Relatório Técnico de levantamento feito pelas comunidades que cultivam a mandioca, indicou que as plantações correm grande risco com a presença do animal. Considerando que a planta tem grande importância econômica na região, o decreto indica a quebra da normalidade do município.
A espécie em questão, é uma das principais pragas responsáveis por colocar em risco a cultura da mandioca, sua presença em locais de cultivos podem causar desequilíbrio ao ecossistema e comprometer grandes plantações. O fim de sua vida larval pode ser a fase que mais apresenta riscos, por conta do desenvolvimento da espécie.
Por meio do decreto, a Prefeitura de Porto Walter ressaltou que as medidas de natureza orçamentária, fiscal e financeira serão realizadas em conjunto para conter o avanço da espécie na região. Todas as ações realizadas serão feitas em caráter emergencial.
Estagiário supervisionado por Gisele Almeida



