Evento acontece no próximo sábado (9) em mais de 50 pontos da capital
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza o dia “D” de vacinação contra covid-19 no próximo sábado (9), em mais de 50 pontos da cidade.
A expectativa da prefeitura é vacinar oito mil pessoas a partir dos 12 anos de idade com a 1ª e 2ª dose, pessoas a partir de 60 anos e profissionais de saúde com a dose de reforço ou 3ª dose, que já tenham completado o esquema vacinal há seis meses. Os imunossuprimidos que tomaram a segunda dose há 28 dias também podem receber a dose de reforço.
A secretária de Saúde do município, Sheila Andrade, se reuniu na manhã desta terça-feira (5) com gerentes, diretores e coordenadores das unidades de saúde de Rio Branco, para traçar estratégias da ação de busca ativa que será deflagrada no próximo sábado em 62 pontos de vacinação na cidade.
“Neste momento estamos reunidos com os gerentes das Uraps planejando, nos organizando, para que no sábado (9), tenhamos um grande mutirão de vacina contra a covid. Em todas as regionais do município serão disponibilizados pontos especificamente para atender a população com o imunizante contra o coronavírus”, explicou Sheila Andrade.
De acordo com a secretária, as pessoas que tiveram algum tipo de dificuldade para tomar 1ª, 2ª e 3ª dose da vacina devem procurar o atendimento mais próximo. Além dos profissionais de saúde do município irão trabalhar durante o dia D, parceiros das universidades públicas e privadas.
“Estamos contando com uma grande quantidade de parceiros, que realmente estão trabalhando para que a nossa cidade tenha uma cobertura elevada da vacinação contra covid-19. Podemos citar, entre tantos, o Rotary Club, Unimeta, UniNorte, Universidade Federal do Acre (Ufac) e supermercados Mercale e Pague Pouco”, contou Socorro Martins, diretora de Vigilância Epidemiológica.
O gerente da Urap, do bairro Vila Ivonete, Emerson Bezerra, pediu para a população aderir às estratégias da Semsa. “No próximo sábado, dia 9, a partir de 8 horas estaremos por vários pontos da cidade levando esse serviço. Se você ainda não tomou sua 1ª ou 2ª dose e tem 12 anos ou mais, nos procure, estaremos durante todo dia para levar o imunizante para mais perto de você”, pontuou.
A vacina da H1N1 também vai estar disponível durante o dia D de vacinação, é preciso um intervalo de 14 dias entre a vacina contra a covid-19.