A Prefeitura de Rio Branco começa nesta segunda-feira (23), a doação de itens para as famílias atingidas pelas cheias que ocorreram no início do ano. A iniciativa é uma das formas encontradas pelo governo para tentar diminuir os impactos sofridos por essas pessoas. Além delas, os comerciantes que tiveram seus negócios comprometidos também serão assistidos.
Os itens a serem doados estão armazenados em um galpão prontos para a distribuição. Ao todo, estão disponíveis cerca de 17 mil itens como guarda-roupas, geladeiras, fogões, camas, armários, ventiladores, tanquinhos, televisores, botijas de gás, colchões e travesseiros para as famílias atingidas. Foram gastos cerca de R$ 7 milhões na compra desses móveis. Cada família terá direito ao menos cinco desses itens.
A Defesa Civil de Rio Branco também irá ajudar as famílias atingidas e além dos móveis, elas receberão quites de limpeza, higiene, cestas básicas, lençóis e fronhas para usar nos colchões que vão receber.
A Prefeitura está preparando um cronograma para a entrega, mas é estimulado que pelo menos seis mil famílias serão contempladas com o auxílio da Defesa Civil.
“Os grandes desastres não se recuperam, especialmente quando se trata de gêneros alimentícios porque se consomem rapidamente. Eu já tinha previsto, conversei com o Prefeito Tião Bocalom que esse desastre, nós levaríamos pelo menos até o final do ano para poder resolver ele e nós estamos nessa resolução; ” comenta o coordenador de Defesa Civil de Rio Branco, coronel Cláudio Falcão.
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), explica que nem todas as famílias vão receber essa ajuda, pois foi feito cadastro e análise social, no qual todas as pessoas que vão receber já foram mapeadas. A Prefeitura já tem os nomes e as datas de quem vai ser contemplado, além disso, para maior eficiência, os itens poderão ser entregues em casa. Portanto, o período de inscrição já passou e não tem possibilidade de mais famílias entrarem na contagem.
A entrega começa pelo Crás Rui Lino, que é uma das áreas atingidas pelas cheias, e com isso, 600 famílias recebem nesta segunda-feira seus móveis e quites para enfrentar esse novo recomeço.
Além disso, a Prefeitura disponibilizou assistência para os empreendedores que tiveram seus comércios atingidos, o Auxílio Recomeço para Empreendedor (ARE), que já tinha sido ofertado anteriormente e neste momento é reforçado novamente pelo Prefeito em entrevista. O valor do projeto é de R$ 5 milhões para a compra de equipamentos que foram perdidos na alagação.
“Esse programa Nosso Recomeço para as famílias é fundamental. As pessoas vão ter dignidade novamente, por ter dentro da sua casa novamente uma geladeira, a sua cama, o seu guarda-roupas, seu travesseiro, seu tanquinho, seu fogão, enfim; ” conclui o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.
Com Informações de Adailson Oliveira para a TV Gazeta