Durante visita oficial a Rio Branco na quinta-feira (19), o ministro de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), anunciou a liberação de R$ 16,8 milhões para a reconstrução da Estação de Tratamento de Água II (ETA II). O prefeito da capital acreana, Tião Bocalom (PL), expressou publicamente sua gratidão pelo apoio federal, destacando a importância do investimento para a cidade.
Em declaração à imprensa, Waldez Góes informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a medida provisória que garante o repasse dos recursos logo após receber alta hospitalar na última segunda-feira (16). Segundo o ministro, os procedimentos burocráticos para o empenho já estão em andamento.
“Presidente Lula assinou a medida provisória nesta segunda-feira, após alta do hospital, e a gente já está fazendo o processamento de empenho. São R$ 16,8 milhões atendendo ao plano da Prefeitura de Rio Branco, liderada pelo prefeito Bocalom”, afirmou Góes.
A ETA II, responsável por abastecer cerca de 60% da população de Rio Branco, sofreu graves danos em um desastre recente, tornando sua recuperação uma prioridade urgente para a gestão municipal. Tião Bocalom destacou a relevância do apoio do governo federal e de senadores acreanos, que intermediaram as negociações para a liberação dos recursos.
“A ETA II arrebentou, nós precisamos muito desse recurso. Desde o primeiro dia que estivemos com o ministro, ele foi muito sensível. É um dos poucos projetos de reconstrução que está saindo agora”, ressaltou Bocalom.
O prefeito reforçou a importância da reconstrução para garantir o abastecimento de água para a maioria dos moradores da capital.
Waldez Góes concluiu a visita reafirmando o compromisso do governo federal com Rio Branco e toda a região amazônica:
“Está garantido o compromisso do presidente com Rio Branco, com o Acre e com a população da Amazônia”, finalizou o ministro.
A expectativa agora é que as obras de reconstrução da ETA II comecem o mais breve possível, assegurando o fornecimento de água para milhares de famílias da capital acreana.