Um detento fugiu do Complexo Penitenciário de Rio Branco no último domingo (16). A divulgação da fuga foi realizada através de uma nota do Governo do Acre, publicada nesta segunda-feira (17). O interno José Francisco Santos Freitas trabalhava no setor de produção da unidade, conhecido como Fazendinha, quando conseguiu fugir do local.
Freitas tinha autorização judicial para exercer trabalho externo, o que facilitou a fuga. A Polícia Penal, com apoio das forças de segurança do estado, realiza buscas para recapturá-lo.
O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) informou que está revisando os procedimentos para evitar novas ocorrências semelhantes. A fuga levanta questionamentos sobre a segurança do sistema prisional e os critérios adotados para a concessão do trabalho externo.
Nota na íntegra
O governo do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), informa que foi identificada a fuga de um detento do sistema prisional.
José Francisco Santos Freitas, que, por cumprir todos os requisitos necessários, tinha portaria de trabalho aprovada pelo Judiciário, na ocasião trabalhava na Fazendinha, setor de produção do Complexo Penitenciário de Rio Branco, e se evadiu do local, neste domingo, 16.
A Polícia Penal e as demais forças de segurança seguem realizando as buscas.
Marcos Frank Costa
Presidente do Instituto de Administração Penitenciária