A instituição também levará esse problema a Agência Nacional de Aviação Civil
Devido aos aumentos nos preços das passagens áreas no Acre, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) solicitou apoio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), para que esse problema e outros, sejam levados até a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
“O Procon solicitou a Senacon um pedido de providências em âmbito nacional do sistema de Defesa do Consumidor no intuito de resolver essa problemática, e solicitamos que fossem formalizado uma reunião junto com a Anac, para encontrarmos uma solução, e também averiguar junto às companhias aéreas abusividade em relação a essa questão”, explicou a diretora presidente do Procon/AC Alana Albuquerque.
Devido a desistência da empresa Latam de operar no estado desde o dia 18 de março, os voos diminuíram, e isso fez-se com que a Gol, a única empresa que atua no Acre, aumentasse os preços das passagens aéreas.
Dessa forma, para quem precisar viajar fora do estado, ou de Rio Branco a Cruzeiro do Sul, deve se programar com antecedência. A baixa qualidade do transporte aéreo e agora os altos valores são motivos de constantes denúncias de passageiros ao instituto do Procon.
No ano passado, o Procon já havia notificado às empresas junto a Defensoria Pública do Estado, devido o regime especial de tributação que reduziu o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis das aeronaves, a fim de que esse desconto fosse repassado aos passageiros, o que não se concretizou.
Com informações de Jardel Angelim para TV Gazeta