O Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes-SN) ratificou o indicativo de greve nacional a partir do dia 15 de abril, em uma decisão tomada durante a reunião do setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) ocorrida neste fim de semana em Brasília, com a participação de 37 seções sindicais. Por isso, a Universidade Federal do Acre (Ufac) e outras universidades federais vão aderir à paralisação.
O embasamento para tal medida decorre do resultado das assembleias realizadas nos Estados, que demonstraram ampla concordância com a necessidade de promover uma paralisação. Consequentemente, está prevista uma nova série de assembleias conduzidas pelas seções sindicais entre 26 de março e 09 de abril.
No dia 10 de abril, uma nova reunião do setor das Ifes será realizada, com o objetivo de notificar previamente o governo e as reitorias, com um prazo de antecedência de 72 horas, sobre a iminência da greve a iniciar em 15 de abril.
A greve dos docentes das Universidades Federais é uma manifestação que visa fortalecer a luta do setor da Educação Federal diante da estagnação nas negociações com o governo, especialmente em questões relacionadas à recomposição salarial, reestruturação da carreira, revogação de medidas prejudiciais à educação e aos serviços públicos, como o Novo Ensino Médio, e pela alocação de mais recursos orçamentários para as Universidades e Institutos Federais.