Durante o encerramento da reunião do GCF Task Force, realizada nesta sexta-feira (23) na Universidade Federal do Acre (Ufac), manifestantes protagonizaram um protesto durante o discurso do governador Gladson Cameli. O ato chamou atenção pelo teor crítico às políticas ambientais e pela forma incisiva de manifestação.
Em referência às pautas de preservação ambiental e crítica ao agronegócio, a manifestação ocorreu diante de representantes nacionais e internacionais presentes no evento, voltado à discussão de políticas para conservação de florestas e desenvolvimento sustentável.
Diante do ato, o governador em nota oficial, classificando a manifestação como uma ação de “interesses exclusivamente particulares e políticos”. Ainda segundo o comunicado, o protesto teria supostamente prejudicado a dinâmica do evento e a imagem do povo acreano, que, segundo ele, é tradicionalmente reconhecido como pacífico e hospitaleiro.
O governo declarou, ainda, que irá apurar os fatos e identificar os responsáveis pelo ato. “Essa gestão exige a participação ativa de todos”, pontua a nota assinada por Cameli.
A reunião do GCF Task Force, que reúne estados e províncias de diversos países com áreas de floresta tropical, busca alinhar políticas de preservação ambiental com o desenvolvimento econômico de populações tradicionais.