Governo judiciário
Um fator interessante que marcará o ano de 2014 será o revezamento no comando do Palácio Rio Branco. Com Tião Viana (PT) candidato à reeleição e seus sucessores diretos também participando do processo eleitoral, será natural vermos a partir de junho o Acre ser governado pelo desembargador Roberto Barros, presidente do Tribunal de Justiça. Pela legislação eleitoral, Tião não poderá participar da inauguração de obras, muito menos César Messias (PSB) e tampouco Élson Santiago (PEN).
Bilhete marcado
Se por acaso Tião Viana precisar sair do Acre para uma agenda oficial, Messias e Santiago precisam imediatamente sair do Estado para não assumirem o governo. Se isso vier a acontecer podem ficar inelegíveis; na ausência dos três, Barros vira governador.
Particularidades
O próximo ano caminha para ser histórico. Como bem diz o prefeito Marcus Alexandre (PT), será uma eleição acirrada, disputada voto a voto. Qualquer previsão neste momento é precipitação. Em 2010, por exemplo, quem adivinharia que Tião Bocalom (DEM) bateria os Vianas na capital?
Outros olhares
O PEN optou por ficar de fora da “chapinha” para deputado federal. Segundo Astério Moreira (PEN), por a legenda estar no “chapão” na disputa para estadual, não seria bom caminhar em lados opostos na corrida proporcional.
Agrados
Mas para alguns deputados, esta “cautela política” tem um propósito nem tão republicano assim. Segundo eles, o medo do PEN é desagradar ao governo na composição da “chapinha”, vista como afronta pelos palacianos; com os “penistas” de olho na vice de Tião, qualquer rebeldia teria um custo elevado.
Os testes
O acordo para a formação da chapinha foi selado ontem na Assembleia Legislativa pelos dirigentes dos oito partidos que a comporão. São todas legendas nanicas, com 97% não tendo uma cadeira na Câmara, mas acreditando ter a força necessária para eleger pelo menos um deputado federal. De grão em grão a galinha enche o papo…
Enquadrada
O PV decidiu colocar a filiada Márcia Regina, chefe da Casa Civil de Tião Viana (PT), no conselho de ética do partido. O gesto é uma retaliação por ela se articular para enfraquecer a candidatura de Henrique Afonso ao governo. Como ela não pediu a desfiliação, é provável que ocorra expulsão.
Caged
Os militantes verdes com cargos na prefeitura e que defendem a candidatura de Henrique já foram exonerados e estão fora do cargo. A previsão é que até o dia 1º de dezembro as demissões sejam publicadas no Diário Oficial.
Estardalhaço
Daqui em diante vai ser comum ver PCdoB se bicando com o PT por conta do Senado. Nos bastidores já sabemos que comunistas e petistas apenas se toleram, e a tendência é deste acirramento ficar ainda mais às claras neste cabo de guerra. O melhor é se encontrar o entendimento rápido, antes que fiquem muitas feridas para a campanha.
Encrencas
Edvaldo Magalhães, secretário de Desenvolvimento, ficou num emaranhado com sua possível declaração ao Blog do Altino falando em rompimento com o governo, e entrega dos cargos comissionados por conta da candidatura ao Senado. Magalhães negou estas afirmações, dizendo estar em busca da unidade na Frente Popular.
Por cima
Quem está se mostrando um ótimo operador político é o prefeito Marcus Alexandre (PT). Sua postura de cautela e humildade tem feito a diferença. Sua declaração de respeito às diferenças mostra uma postura diferente daquela impregnada em muitos membros de seu partido. Que assim ele permaneça.
Reivindicação
Correta o pedido do deputado Flaviano Melo (PMDB) para o DNIT executar as obras da avenida em Brasileia que formam a BR-317, e dão acesso à Rodovia Interoceânica. Esta é uma questão essencial para o desenvolvimento do Estado visto a potencialidade da integração econômica com os portos do Pacífico.
Um lado e outro
Agora, tão importante quanto a revitalização desta avenida é a construção da ponte entre Brasileia e Epitaciolândia. Aquele protótipo de ponte de uma só mão é um entrave para o desenvolvimento. Quem por lá passa precisa reduzir a velocidade para não danificar o veículo nos buracos.
Do Yaco
O PMDB de Sena Madureira realiza nesta sexta encontro para avaliar as eleições de 2014. Terceiro maior colégio eleitoral do Estado, Sena sofre com suas lideranças políticas atuais. Para isso os peemedebistas vão em busca do melhor nome para a disputa pela Assembleia Legislativa. Um dos mais cotados é Mazinho Serafim.
Na lama
A nova superintendência da Polícia Federal está impecável em sua modernidade. A velha sede carcomida no centro ficou para trás. Mas o atraso seguem os agentes: a rua na frente do prédio continua uma lama só. Tomara que governo ou prefeitura asfaltem aquele curto pedaço de chão. Que tudo isso tenha um bom fim.
Boas férias
O pleno administrativo do TJ/AC aprovou ontem, por maioria dos votos, o pedido da OAB no que se refere às férias dos advogados. O período de férias que antes era de apenas 17 dias, agora será estendido para um mês, passando a ser de 20 de dezembro até o dia 20 de janeiro, ficando suspensa durante esse período todas as atividades referentes a audiências e prazos.