FOTO: JARDY LOPES
O governo informou por meio de um boletim nesta quarta-feira, 16, o cumprimento o mandado de reintegração da posse no bairro Irineu Serra. Mais de 44 ocupações irregulares foram desmanchadas, totalizando 104 unidades desde o início da operação.
Para auxiliar os oficiais da justiça, mais de 150 servidores do estado foram mobilizados afim que o mandato de reintegração de posse fosse cumprido. O processo ainda está em andamento e muitas pessoas que ainda não tiveram suas casas demolidas buscam retirar os móveis e tentar salvar a madeira e as telhas.
Durante a invasão desta terça-feira, 15, cinco pessoas foram detidas, um policial ficou ferido.
“A gente só quer nossa terra, não estamos pedindo nada de ninguém, não tem ninguém armado aqui. Agora está tudo desmoronado, não tenho mais nada, não tenho para onde ir. Desde sexta-feira que não durmo e nem como porque era minha vida”, diz a diarista, Sheila Maria.
A casa do morador Francisco Claúdio, que trabalha de forma autônoma ainda não foi destruída, mas sabe que é questão de tempo para acontecer a demolição.
“Eu estou aqui não só por mim, mas sim pelas pessoas que realmente precisam, cadeirantes, com deficiência. Eu sei que nossa luta ainda não acabou ainda” afirma o autônomo.
Apesar dos moradores que tiveram suas casas demolidas, 97 famílias aceitaram a proposta do governo e foram cadastradas no aluguel social, os móveis vão ser transportados por caminhões cedidos pelo governo.
As famílias que foram retiradas da invasão vão ser inseridas no programa bolsa moradia transitória. Segundo o Secretário de Habitação e Urbanismo do estado, o governo federal já disponibilizou para o Acre mil unidades habitacionais para atender as famílias carentes e de baixa renda.
“No primeiro momento 234 apartamentos que foram contemplados pelo governo federal através do projeto minha casa, minha vida. Em etapas futuras para prédios e casas, essas propostas estão em análise pela caixa econômica e após isso vai para o Ministério”, diz o secretário.
Com informações da Agência de Notícias do Acre e da repórter Débora Ribeiro para a TV Gazeta.