O 2º Batalhão da Polícia Militar do Acre (PMAC), responsável pela segurança da região do 2º Distrito de Rio Branco, apresentou o balanço das ocorrências em 2024. Durante uma entrevista, o tenente coronel Felipe Russo, comandante do 2º Batalhão, destacou que a unidade conseguiu apreender 223 armas de fogo no 2º Distrito da capital, o que representa quase 45% do total de armas apreendidas em todo o estado do Acre. Além disso, foram realizadas 647 conduções à delegacia e cumpridos 111 mandados de prisão.
“Esse ano, nós conseguimos apreender 223 armas de fogo. Isso corresponde a quase metade do total de armas apreendidas pela Polícia Militar no Estado inteiro. Chega a 45% esse número. Nós conseguimos também conduzir à delegacia 647 pessoas e cumprimos 111 mandados de prisão”, comenta o tenente.
Ele também mencionou a importância do policiamento comunitário, que atendeu 21.259 pessoas ao longo do ano. Este trabalho inclui palestras em escolas e ações preventivas em comércios, com o objetivo de fortalecer a segurança da comunidade. Para 2025, o 2º Batalhão planeja intensificar ainda mais os esforços na área de policiamento comunitário, com um novo projeto voltado para comerciantes, que busca estreitar a comunicação e aumentar a sensação de segurança na região.
“Conseguimos fazer com que 21.259 pessoas recebessem o nosso atendimento de polícia comunitária. Isso já é uma ação preventiva, atuando em escolas através de palestras para jovens e crianças, além do policiamento em comércios. Para esse ano, o 2º Batalhão vai investir ainda mais esforço para que nosso policiamento comunitário consiga alcançar um número maior de pessoas. Em breve, iniciaremos um projeto de polícia comunitária na área comercial do 2º Distrito”, diz Russo.
Russo também ressaltou a importância da nova sede do batalhão, que foi inaugurada recentemente, e os investimentos prometidos pelo governo para fortalecer ainda mais a segurança na região. Ele enfatizou que a colaboração entre diferentes unidades da segurança pública, incluindo a Polícia Civil (PCAC), é fundamental para o combate à criminalidade e a promoção da segurança na região.
“Nosso novo batalhão está localizado em uma área estratégica do 2º Distrito. Queremos agradecer ao Governo do Estado, à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que nos dão todo o apoio. Esses números que conseguimos alcançar são resultado do esforço conjunto de todos os órgãos. Estamos programando reuniões para estreitar a comunicação com a Polícia Civil (PCAC) e as delegacias especializadas. A ideia é que o 2º Batalhão e a Segurança Pública, como um todo, consigam demonstrar cada vez mais seu poder de persuasão e evitar crimes”, conclui o coronel.
Matéria em vídeo produzida pelo repórter Luan Rodrigo para a TV Gazeta
Estagiário Supervisionado por Gisele Almeida