Dados são do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Estado
Quase 500 mil pessoas no Acre não tomaram a terceira dose da vacina que imuniza contra a covid-19. Esses dados foram divulgados pelo Governo do Estado.
O Programa Nacional de Imunização (PNI) é quem tem que aplicar mais de 581 mil. Só que até essa última segunda-feira (7), o estado vacinou somente 93 mil pessoas, ou seja, um número muito abaixo da expectativa.
“São dados preocupantes. A gente tem um número muito grande da população ainda que não tomou nenhuma dose. Aí tem uma população um pouco menor que não tomou a segunda dose, mas nós temos que lembrar que os idosos, aquele público com prioridade, com comorbidade, já tem um ano que tomou a sua vacina. Foi lá em janeiro do ano de 2021”, destacou Renata Quiles, coordenadora do PNI no Acre.
“A proteção da vacina cai com os meses, então essas pessoas que estão hoje ficando grave com a doença não completaram o esquema vacinal. Infelizmente o coronavírus é vírus respiratório, e se comporta da mesma maneira que influenza. Todos começo de ano no período chuvoso aumenta o número de casos. E só a vacina faz com que o cidadão não fique grave”.
Atualmente o Acre tem torno de 15% de cobertura vacinal pra terceira dose. Que é a dose hoje que vai proteger a população das formas graves da doença. A dose de reforço para a população acima de 18 anos de idade está autorizada desde o final de outubro.
“Não é a vacina que não serviu. É necessário, que agora para o resto da vida, tomar pelo menos uma dose ao ano. Isso falando das variantes que a gente já conhece. Se surgirem outras variantes da covid-19 serão necessárias novas vacinas. Então acostume-se, população. Para acabar com a pandemia é através da vacinação”, concluiu Quiles.
Com informações de Márcio Souza para TV Gazeta