O terceiro dia do Festival da Macaxeira, realizado na Praça da Revolução, foi palco da competição do Berrante de Ouro. Na categoria masculina quem venceu foi o estudante de medicina da Ufac Ian Matheus de 22 e na feminina foi a vencedora da Expoacre 2023 Lohane Martins.
A disputa visou premiar os três melhores colocados em cada categoria, para destacar os talentos regionais na arte de tocar o tradicional instrumento sertanejo.
Ian Matheus, de 22 anos, conquistou o primeiro lugar e superou até mesmo o próprio pai, que ficou em segundo. O estudante de medicina da Universidade Federal do Acre e morador de Senador Guiomard, falou ao Agazeta.net sobre a paixão pelo berrante.

“Eu sempre gostei de tocar berrante desde pequeno. A competição foi uma oportunidade única, e fiquei muito feliz em poder mostrar minha habilidade e ser reconhecido”, explica o vencedor.
Matheus soube da competição através de conhecidos e também pela televisão. Ele explicou que toca berrante desde os oito anos e, embora tenha parado aos 16, manteve o instrumento como um hobby ocasional. Ao saber do festival, ele treinou e se preparou para a competição.
“O prêmio de cinco mil reais e a novidade do festival me motivaram. É um evento inovador e divertido. Eu sempre estive envolvido no meio agro, o que me levou a tocar com meus primos e tios”, comenta.
Na categoria feminina, Lohana Martins foi a única participante e levou o prêmio de cinco mil reais. Conhecida pela vitória na Expoacre 2023, a ganhadora compartilhou a trajetória no mundo do berrante.
“Tudo começou em 2022, durante a preparação para o concurso Rainha do Rodeio, onde ganhei como Princesa do Rodeio. Em 2023, me aperfeiçoei e conquistei o título de Rainha do Rodeio. O berrante faz parte da minha vida há três anos”, diz ela.
Martins destacou a importância do berrante como um meio de comunicação no campo. Ela explica que anteriormente era usado para informar os peões sobre a hora da “boia”.
“No começo, as pessoas achavam estranho, mas cada toque tem um significado. O berrante vai além de um instrumento musical; ele é um amplificador de som usado para comunicação no pasto. Antigamente, era utilizado para avisar os peões sobre a hora do almoço, por exemplo”, conclui.
A competição do Berrante de Ouro, além de jurados especializados, contou com a participação ativa da plateia, que ajudou a escolher os vencedores com o levantar das mãos.
Com informações de Diogo José e Gisele Almeida para o Agazeta.net