Com o encerramento de 2024, secretarias e órgãos governamentais iniciam o levantamento de dados sobre os trabalhos realizados durante o ano. No Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), esse processo já está em andamento. Dados preliminares revelam uma redução significativa no número de fugas registradas, em comparação com 2023, uma notícia considerada positiva pela gestão do órgão.
O presidente do Iapen, delegado Marcos Frank, destacou a redução durante entrevista: “O ideal é que não tenhamos fugas, né? Todavia, em 2023, nossos dados indicam que tivemos uma redução para o ano de 2024 que repousa na casa dos 30%.”
Apesar do progresso, algumas fugas ocorridas em 2024 chamaram a atenção devido às falhas identificadas no sistema.
“Temos falha estrutural, carência de efetivo policial e também falhas em procedimentos. Tivemos 12 eventos de fuga tanto em 2023 quanto em 2024. No entanto, enquanto 36 apenados se evadiram em 2023, esse número caiu para 25 em 2024,” explicou o delegado.
Segundo o delegado, a redução é fruto de um trabalho conjunto entre a diretoria operacional e a corregedoria do Iapen. A abertura de um concurso público para aumentar o efetivo de segurança e a implementação de medidas corretivas são algumas das ações em andamento para enfrentar os desafios.
“Estamos corrigindo as falhas. Temos o concurso em andamento, na fase de investigação social, e diversas ações conjuntas para reduzir ainda mais o número de fugas,” afirmou.
Metas para 2025
O Iapen também encerrou 2024 com importantes avanços na infraestrutura do sistema penitenciário. Entre as entregas, estão um novo pavilhão na penitenciária feminina, a reforma do Presídio Antônio Amaro Alves e sete veículos para reforçar os serviços de reintegração social.
“A partir dessas entregas, estabelecemos algumas metas que devem ser cumpridas ainda no ano de 2025.” concluiu Marcos Frank.
Com informações do repórter Luan Rodrigo para TV Gazeta