Após apresentar sinais de vazante, o nível do Rio Acre voltou a baixar nesta quinta-feira (20), atingindo 9,96 metros às 11h, de acordo com o boletim da Defesa Civil de Rio Branco. Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuvas na capital acreana.
Na quarta-feira (19), às 5h35, o manancial chegou a 10,85 metros. Com a diminuição das chuvas e a intensificação das vazantes, o rio registrou uma queda de 0,89 metros. A última vez que ficou abaixo dos 10 metros foi em 11 de fevereiro. Segundo a Defesa Civil, a previsão atual indica que o nível pode chegar a 9,25 metros antes de voltar a subir.
Apesar da baixa momentânea, a oscilação do rio é um fator de preocupação. O coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão explica que do mesmo modo que o nível pode cair rapidamente, ele também pode subir com a mesma intensidade. Ele explica que, ao ultrapassar os 10 metros, qualquer chuva intensa pode acelerar o processo de enchente e aumentar o risco de transbordamento.
As previsões apontam mais chuvas nos próximos dias. O volume acumulado já corresponde a 75% da média esperada para fevereiro e pode ultrapassar os 300 mm previstos para o mês. “A cada nova chuva, temos um cenário diferente. A oscilação do nível do rio é constante, o que torna difícil prever se e quando um transbordamento pode ocorrer. Por isso, seguimos monitorando e colocando em prática todas as ações necessárias para garantir a segurança da população”, destacou Falcão.
A Defesa Civil segue em alerta e recomenda que moradores das áreas ribeirinhas e próximos de igarapés fiquem atentos às atualizações sobre o nível do rio e eventuais medidas preventivas.