O boletim atualizado da Defesa Civil de Rio Branco para esta segunda-feira (17), aponta que o nível do Rio Acre, às 06h, estava em 1,94 metros, com uma ausência significativa de chuvas nas últimas 24 horas. Com menos de 2 metros e sem previsão de precipitação para os próximos dias, a situação é crítica e Acre segue em estado de emergência.
É relevante ressaltar que, após uma cheia histórica no início deste ano, o Acre agora enfrenta uma seca severa, o que evidencia a intensidade das oscilações climáticas que têm impactado a região. Com dois anos consecutivos de eventos climáticos extremos, a Defesa Civil orienta a população a manter-se informada e atenta às orientações de segurança.
Por conta desse nível incomum para esta época do ano, a Defesa Civil de Rio Branco divulgou em maio, um comunicado sobre a situação do Rio Acre, com destaque a baixa vazão que aponta para uma seca severa, em um cenário atípico para a época do ano.
Diante desse panorama, a Defesa Civil ressalta que o plano de contingência de escassez hídrica está pronto para ser acionado, com objetivo de garantir a segurança e o bem-estar da população diante de possíveis desdobramentos decorrentes da baixa vazão do Rio Acre.
A situação atual é descrita como uma das mais críticas dos últimos anos, com referência ao ano de 2022, quando o rio alcançou uma marca ainda mais baixa, o que evidencia as anomalias climáticas que têm impactado a região.