O nível do Rio Acre apresentou elevação significativa nas últimas 24 horas, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco na manhã desta sexta-feira (26). Às 5h26, o rio marcou 9,28 metros, com registro de 44,40 milímetros de chuva acumulada nas últimas 24 horas.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, apesar de o nível ainda estar abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 metros, o monitoramento segue intensificado devido ao volume de chuva registrado.
Na quinta-feira (25), conforme boletim anterior, o Rio Acre estava com 7,06 metros às 5h18, após um acumulado de 24,60 milímetros de chuva em 24 horas. Em comparação, o rio subiu 2,22 metros em apenas um dia, acompanhando o aumento significativo no volume de precipitações.
A cota de transbordo do Rio Acre é de 14 metros, e, até o momento, não há registro de transbordamento. No entanto, a Defesa Civil alerta que, mesmo com o nível do rio dentro da normalidade, a principal preocupação está relacionada à rápida elevação dos igarapés e ao encharcamento do solo.
Esses fatores aumentam o risco de alagamentos, desmoronamentos e outros transtornos, principalmente em áreas consideradas vulneráveis. As equipes seguem em campo realizando monitoramento contínuo e orientando moradores de regiões de risco.



