O nível do Rio Acre em Rio Branco ultrapassou a marca de 10 metros, o que levou a Defesa Civil do município a iniciar a segunda fase do plano de contingência. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Cláudio Falcão, a medida foi adotada após a constatação da elevação do rio, que registrou um aumento de 95 centímetros em apenas 24 horas, atingindo 8,27 metros na manhã desta quinta-feira.
“Emitiremos novo boletim às 12h. Iniciamos a segunda fase do plano de contingência, haja vista que o nível do Rio Acre ultrapassou a cota de 10 metros”, afirma Falcão. Ele explicou ainda que, além do monitoramento constante do Rio Acre, os igarapés e córregos, como o igarapé São Francisco, também estão sendo acompanhados devido às rápidas alterações que podem impactar até 30 bairros em caso de transbordamento.
A primeira fase do plano de contingência inclui o mapeamento de áreas de risco, reuniões com órgãos de socorro e vistorias em bairros e escolas. Quando o nível do rio atinge 10 metros, a segunda fase é acionada, com a preparação de abrigos e simulações operacionais para atender possíveis vítimas. O alerta máximo ocorre quando o nível do rio chega a 13,50 metros.
A Defesa Civil solicitou a disponibilidade do parque ontem e voltou ao local hoje para providenciar os primeiros passos das ações emergenciais. A equipe segue monitorando a situação de perto, ciente da gravidade do cenário e do potencial impacto nas áreas mais vulneráveis.