Vitória colocou o Estrelão na briga pelo bicampeonato da competição
Foto: Manoel Façanha
Rio Branco-AC foi em busca do único resultado que lhe interessava para manter vivo o sonho de conquista do bicampeonato, e bateu o Náuas por 3 a 0, neste domingo (10), em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Acreano 2022. O Estrelão foi melhor na Arena da Floresta e venceu com gols de Matheus Nego (2) e Wanderson. O Cacique do Juruá perdeu o meia-atacante Euller no intervalo do jogo por reclamação.
A partida começou com o Rio Branco apresentando as repetidas deficiências. Enquanto isso, o Náuas tocava bem a bola e imprimia velocidade, conseguindo ser melhor no início do primeiro tempo. Aos 11, Felipe recebeu bola na esquerda, se livrou da marcação e cruzou rasteiro na área. A defesa Alvirrubra interceptou no momento certo, afastando o perigo da área de Evandro Gigante. Aos poucos o Rio Branco foi conseguindo se organizar e começou a incomodar a parte defensiva do Cacique. Ryan Roderick, aos 22, e Marcos Bahia, aos 31, perderam boas chances para colocar o Estrelão em vantagem.
Mantendo firme a pressão em busca do primeiro gol, o Rio Branco foi letal aos 34. Cássio lançou para Alexandre na lateral esquerda, o camisa 8 levou até à linha de fundo e deu um belo passe para Matheus Nego, que livre de marcação tocou na saída do goleiro Ederson, 1 a 0 Rio Branco. Aos 40, Euller cobrando falta por pouco não deixou tudo igual na partida. A bola passou com muito perigo à esquerda do gol estrelado. Três minutos depois, nova chance para o Cacique. Após bola levantada na área, o zagueiro Leu apareceu de surpresa e cabeceou por cima da meta de Gigante.
Apesar da desvantagem no placar, o time de Cruzeiro do Sul voltou a equilibrar a partida, porém o Estrelão foi com a vantagem para o intervalo. Após o apito final, o meia atacante Euller foi reclamar de uma situação que ocorreu enquanto a bola estava em jogo, que segundo o jogador, havia sofrido um insulto por parte do juiz , fato que não se comprovou, e acabou sendo expulso por indisciplina.

Com um jogador a menos a equipe cruzeirense iniciou o segundo tempo tentando se superar e buscando o gol de empate. Aos 2, após bola levantada na área, Felipe desviou, mas Evandro Gigante impediu o gol. Mais polêmica na partida, segundo os jogadores do Náuas a bola teria ultrapassado a linha do gol, porém na percepção da equipe de arbitragem isso não aconteceu e o jogo seguiu sob protestos. Quatro minutos depois a equipe do Rio Branco foi ao ataque, e em uma boa trama de Negueba e Ramon, o camisa 6 acertou um forte chute, levando perigo à meta adversária. Com a vantagem dupla, a numérica e a no marcador, o Estrelão passou a dominar as ações de ataque.
Aos 7, Alexandre pegou bola rebatida da zaga e mandou uma bomba para a boa defesa de Ederson, na sobra Ryan Roderick mandou longe do gol. Cinco minutos depois a defesa da equipe de Marcelo Brás saiu jogando errado e Pablo pegou de fora da área, para a boa defesa de Evandro. Aos 21, Wanderson recebeu lançamento em profundidade, invadiu a área e na disputa com o zagueiro Daniel acabou sendo derrubado, penalidade marcada para o alvirrubro. Matheus Nego, o batedor oficial do Estrelão, foi para a cobrança e ampliou a vantagem do Rio Branco, 2 a 0.
O Rio Branco desperdiçou duas chances claras na sequência. Índio perdeu gol feito dentro da pequena área, aos 25, e Pêu após tabelar com Wanderson chutou para fora aos 39. Totalmente desorganizado e jogando e sentindo o peso de jogar com menos um, o Cacique foi presa fácil e o Estrelão chegou ao terceiro gol com Wanderson. Aos 41, o camisa 23 foi lançado nas costas da defesa cruzeirense, deu uma meia lua no goleiro Ederson e mandou para o fundo das redes, decretando os números finais do confronto.
Com o reencontro com a vitória após um amplo período, a equipe do Rio Branco ressurgiu no campeonato estadual chegando ao quarto ponto conquistado, mesma pontuação que Galvez, porém com um melhor saldo de gols, ficando na terceira colocação na tabela. Faltando duas partidas a serem disputadas, o Estrelão mantém chances matemáticas para conquistar o bicampeonato, porém deverá contar com tropeços de Humaitá, São Francisco e Galvez, que também têm dois jogos para finalizar o returno. Por sua vez o Náuas permanece como o lanterna da competição sem pontuar ainda e tem chances mínimas para conquistar o segundo lugar da competição.
O Rio Branco tem compromisso agendado para a próxima quarta-feira (13) diante da equipe da Adesg, às 19h, pela quarta rodada do segundo turno. Já o Náuas entrará em campo um dia depois, na quinta-feira (14), às 17h, para encarar o São Francisco. As partidas serão realizadas na Arena da Floresta na capital acreana.