Evandro Gigante foi decisivo na disputa das penalidades
Foto: Manoel Façanha
Não foi fácil, mas o Rio Branco avançou para as oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D. Após empatar em 0 x 0 no tempo normal, a equipe acreana derrotou o Pacajus-CE na cobrança das penalidades, neste domingo (31), no estádio O Florestão, na capital acreana. Evandro Gigante foi o nome do jogo defendendo a quinta cobrança do time cearense. A partida terminou 5 x 4 para o Alvirrubro.
A partida começou com o time da casa tomando a iniciativa. Nos primeiros minutos do duelo a defesa cearense falhou após cobrança de escanteio de André Lessa e bola sobrou para Yago. O zagueiro cabeceou para o gol mas o goleiro Cris ficou com a bola. Aos 9, Edson recebeu passe em profundidade, avançou com velocidade mas foi interceptado por Yago dentro da área, em uma das únicas chances dos visitantes na etapa inicial. Com mais posse de bola o Alvirrubro ia pra cima mas sem muita efetividade. Aos 20, Wanderson se livrou da marcação e bateu firme para o gol para boa defesa de Cris. Do lado oponente o resultado parecia agradar e o gol acreano pouco foi incomodado.
No segundo tempo o panorama da partida não foi muito diferente, apesar das alterações efetuadas nas duas equipes, o Estrelão continuou na pressão enquanto o Pacajus se retraiu ainda mais e raramente passava do meio campo. Nos minutos finais o representante do Acre tentou ir com tudo, mas faltou capricho no último toque para evitar o placar zerado.
Sem gols no tempo normal a vaga teve que ser decidida na cobrança de penalidades. O Rio Branco começou a sequência de cobranças com Matheus Nêgo, que novamente esbanjou categoria e converteu mais um tiro direto na competição. Após isso, todos os batedores do time da casa acertaram o alvo. Luan, Ciel, Yago e Negueba. Do lado rival tudo ia bem até a cobrança de Rayro, que ficou nas mão do “iluminado” Evandro Gigante. O goleiro caiu no canto certo e garantiu a vaga na próxima fase.
Desta forma a competição nacional conta agora com apenas 16 equipes, que lutam pelas quatro primeiras colocações para garantir o tão sonhado acesso à Série C. O adversário do Rio Branco será o ASA-AL, que eliminou o Afogados-PE. Por ter melhor pontuação, a equipe alagoana deverá decidir a vaga jogando em casa. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá confirmar as datas e os horários dos jogos no início desta semana.