A expectativa é de que, nas próximas semanas, o MS consiga regularizar essa situação
A vacinação contra covid-19 para crianças menores de 5 anos está suspensa no município de Rio Branco. Segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI), o Acre não possui estoque da vacina para crianças de 6 meses a 2 anos. Ainda restam 1.200 doses para a faixa etária de 3 a 11 anos. Além de 18 mil doses para crianças acima de 12 anos.
A Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Vila Ivonete, faz alguns dias que determinadas vacinas contra a Covid-19 acabaram. No Acre, a Pfizer pediátrica, que é para crianças de cinco a 11 anos, e a Coronavac, não estão disponíveis há duas semanas.
“Na nossa unidade nós estamos sem a vacina Coronavac e sem Pfizer Pediátrica. Nós estamos apenas com a Pfizer Baby, que é para a criança de seis meses a dois anos ou 11 meses, de 29 dias. E também as doses para adulto – AstraZeneca e Pfizer”, explica a diretora da Urap da Vila Ivonete Franciana Dantas.
A falta do imunizante é consequência de uma cadeia de fatores que começa no Ministério da Saúde (MS), que está sem o estoque da vacina para repassar aos estados do país.
E se o estado não recebe, os municípios ficam sem a vacina. Dessa forma, a expectativa é de que, nas próximas semanas, o MS consiga regularizar essa situação, retomando a distribuição dos imunizantes para todo o país.
“Nós já solicitamos ao Estado que fez o pedido ao Mistério da Saúde. Dessa forma, assim que chegar vamos disponibilizar nas nossas unidades. No momento, não temos nenhuma previsão, mas a nossa ministra fez um requerimento, então, nós estamos aguardando a qualquer momento”, diz o coordenador de Vigilância de Epidemiológica de Rio Branco Leandro Siqueira.
Com informações de Débora Ribeiro para TV Gazeta